Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/130696
Autor(es): Ana Margarida Ferreira Costa
Título: "- Quero é brincar!": proposta de um projeto de intervenção socioeducativa em recreios escolares do 1º CEB
Data de publicação: 2020-12-09
Descrição: A presente Memória Descritiva de Projeto desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Arte, Sustentabilidade e Educação, e inscreve-se na modalidade de Projeto, denominado "Quero é Brincar!" -proposta de um projeto de intervenção socioeducativa em recreios escolares do 1º CEB. O brincar tem vindo a assumir um papel socioeducativo cada vez mais importante na sociedade em que vivemos, cada vez mais fechada, frenética e ocupada, em que as crianças sofrem consequências várias por não poderem usufruir devidamente do direito ao lazer, recreação e brincar, particularmente na escola onde passam boa parte do seu diaa-dia. Esta preocupação e reflexão alimentaram a elaboração de um projeto de intervenção que se referencia nos contributos teóricos e metodológicos das Ciências da Educação, da Sociologia da Infância e dos estudos sobre a Sustentabilidade Social, e que teve por base a realização de uma pesquisa exploratória acerca dos recreios numa escola de 1ºCEB, de um concelho limítrofe do Porto. Conhecer as perspetivas de crianças, professores e assistentes operacionais acerca das potencialidades, limitações e melhorias possíveis do recreio escolar constituiu-se assim numa fonte de informações relevantes para perspetivar uma intervenção que ali valorizasse o brincar e a participação daqueles diferentes atores na sua dinamização. A proposta de um projeto de intervenção, desenhado nas suas linhas mestras, e com propostas abertas e flexíveis, visou a sua possível adaptação a caraterísticas mais particulares de escolas que possam vir a interessar-se pela sua realização sem perder de vista que poder contar com um recreio dinâmico na escola, aproveitando o que ele e os agentes educativos têm para oferecer uns aos outros contribuiria não apenas para a reconfiguração daquele contexto e suas práticas mas, com isso, potenciar o direito à educação e ao brincar, numa perspetiva de participação e sustentabilidade social.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202556999
URI: https://hdl.handle.net/10216/130696
Tipo de Documento: Relatório de Projeto
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Relatório de Projeto

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