Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130301
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dc.contributor.otherFonseca, Adalton dos Anjos
dc.contributor.otherBotão, Alexandre
dc.contributor.otherRamos, Alexandre
dc.contributor.otherReis, Ana Isabel
dc.contributor.otherDemeneck, Ben-Hur
dc.contributor.otherDantas, Daniel
dc.contributor.otherPinto, Eduardo
dc.contributor.otherCorrêa, Elizabeth Saad
dc.contributor.otherZamith, Fernando
dc.contributor.otherBastos, Helder
dc.contributor.otherLima, Helena
dc.contributor.otherAmaral, Inês
dc.contributor.otherSantos, Ivone Neiva
dc.contributor.otherGalvão, Júlia
dc.contributor.otherMallmann, Julia Pinho
dc.contributor.otherBaldessar, Maria José
dc.contributor.otherAlcântara, Mariana
dc.contributor.otherFrias, Paulo
dc.contributor.otherJerónimo, Pedro
dc.contributor.otherBastos, Raquel
dc.contributor.otherZandomênico, Regina
dc.contributor.otherPaulino, Rita
dc.contributor.otherAlmeida, Saori A.
dc.contributor.otherFerrador, Susana
dc.contributor.otherBarbosa, Suzana
dc.contributor.otherJorge, Thaïs de Mendonça
dc.contributor.otherRibeiro Jr, Valdir
dc.contributor.otherSouza filho, Washington José de
dc.creatorPedro, Margarete Vieira
dc.date.accessioned2020-11-26T00:13:05Z-
dc.date.available2020-11-26T00:13:05Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.othersigarra:430818
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/130301-
dc.descriptionO trabalho tem como proposta analisar a incidência de clickbait no jornalismo online português e brasileiro. Faz parte de uma atividade realizada em conjunto por pesquisadores brasileiros e portugueses, em que cada grupo efetuou a verificação em 18 veículos de informação geral do seu país com abrangência nacional, com produção própria e atualizada frequentemente, tanto nas páginas web, assim como no Facebook. Este artigo traz os resultados encontrados na amostra brasileira que apontam um alto índice de clickbait ao se verificar os dados gerais, com 54,4% da amostra com ocorrência desta prática. Ao mesmo tempo, os valores se reduzem ao olharmos os 32 indicadores individualmente, em que apenas tr�\xAAs tiveram índices superiores a 10%.
dc.description.abstractThe paper aims to analyze the incidence of clickbait in Portuguese and Brazilian online journalism. It is part of an activity carried out jointly by Brazilian and Portuguese researchers, in which each group carried out the verification in the Web and Facebook pages of 18 general information vehicles of such countries, each having national coverage, as well as its own production and frequent updates. This article presents the results found in the Brazilian sample that shows a high clickbait index, of 54.4%, when crosschecking the general data. On the other hand, the values are reduced when we look at the 32 indicators individually, in which only three had rates above 10%.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAmeaças ao Ciberjornalismo
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da comunicação
dc.subjectCommunication sciences
dc.titleO clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso brasileiro
dc.typeCapítulo ou Parte de Livro
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
Appears in Collections:FLUP - Capítulo ou Parte de Livro

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