Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLisa Gomes Afonso
dc.date.accessioned2022-09-08T18:50:05Z-
dc.date.available2022-09-08T18:50:05Z-
dc.date.issued2020-11-06
dc.date.submitted2020-11-11
dc.identifier.othersigarra:428435
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/129990-
dc.descriptionA obesidade infantil é prevalente em Portugal e é recomendado criar e validar programas que incidam nos estilos de vida - hábitos de consumo de alimentos e bebidas, de atividade física e de sono - que envolvam as famílias e que as motivem a mudar comportamentos. A idade pré-escolar é uma faixa etária importante para direcionar esses programas e as abordagens à distância de promoção da saúde oferecem soluções promissoras para envolver os pais. Assim, desenhamos, desenvolvemos e testamos uma intervenção em plataforma móvel dirigida a pais e suas crianças dos 3-6 anos de idade, identificadas com sobrepeso (excesso de peso/obesidade) nos cuidados de saúde primários. Esta intervenção consistiu num sistema - designado Fammeal - que incluiu uma aplicação móvel com metodologias que motivavam pais e crianças a aderir: um jogo sério para as crianças e um sistema de recomendação personalizado com elementos de ludificação para os pais. A intervenção promove conhecimento e práticas alimentares positivas para os pais e é organizada segundo as Teorias do Comportamento Planeado e da Autodeterminação. O sistema Fammeal inclui também um website de monitorização, para gestão do recrutamento pelos profissionais de saúde e para avaliar o envolvimento dos participantes. Realizamos um estudo piloto num centro de saúde para testar a viabilidade de realizar no futuro um estudo experimental randomizado. Concluímos que é viável; no entanto, algumas medidas podem ser tomadas para promover o seu sucesso. Nomeadamente, melhorar a interface do jogo sério com o sistema de recomendação, criar mais conteúdo e melhorar algumas das estratégias de ludificação. Adicionalmente, testamos as propriedades psicométricas do 'Questionário de Práticas Alimentares em Família HomeSTEAD' e do 'Questionário de Autorregulação Alimentar', de forma a que possam vir a ser utilizados na avaliação dos resultados da intervenção. Esperamos que a ferramenta desenvolvida possa futuramente ficar ao dispor dos cuidados de saúde primários e auxiliar no combate à obesidade infantil.
dc.language.isoeng
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleFood parenting practices and games: development and testing of a mobile-based intervention to support the prevention and treatment of childhood obesity at health care centers
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101552076
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
428435.pdf
  Restricted Access
Food parenting practices and games: development and testing of a mobile-based intervention to support the prevention and treatment of childhood obesity at health care centers5.91 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.