Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129981
Autor(es): Marcela Sales Santos
Título: Das experiências ao sentimento de pertença: trajetórias de estudantes de primeira geração na Universidade do Porto
Data de publicação: 2020-10-30
Descrição: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo estudar e discutir acerca dos processos de tomada de decisão e construção do sentimento de pertença de estudantes de primeira geração (EPG) de oito cursos de licenciatura e pós-graduação da Universidade do Porto, bem como perceber os possíveis efeitos democráticos e de justiça quando discutimos a experiência de EPG no ensino superior. Os/as participantes foram escolhidos/as a partir de dois critérios salutares: ser estudante da Universidade do Porto, em qualquer nível de ensino; e ser parte da primeira geração familiar a frequentar o ensino superior. A investigação se desenha como um estudo misto sequencial, no qual foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter quantitativo e, em sequência, uma pesquisa de caráter qualitativo apoiada na abordagem narrativa. Ao total, foram construídas dez narrativas biográficas, interpretadas pelo paradigma fenomenológico-interpretativo, com o auxílio da análise de conteúdo e dos referenciais teóricos acerca de conceitos como EPG, sem progenitores com experiência no ensino superior, e sentimento de pertença, além da teoria de Bourdieu e Passeron sobre reprodução no ensino superior e as noções de habitus, campo e capital social. Os resultados indicam que a tomada de decisão de EPG para a entrada no ensino superior percorre dois caminhos distintos: um natural, no qual a ida à universidade se dá de modo expectável; e um que pressupõe uma decisão individual do/a estudante, negociando diferentes fatores e constrangimentos. A construção do sentimento de pertença não se faz sem considerarem aspectos referentes ao apoio financeiro e familiar, à relação entre pares e às questões físicas e estruturais do espaço da Universidade do Porto, para além de atributos individuais. Por fim, conclui-se que a entrada de EPG no ensino superior não representa necessariamente uma experiência democrática, de modo que o aprofundamento dos processos de democratização do ensino deve ser um encaminhamento futuro para a promoção de um ensino superior verdadeiramente inclusivo. Acrescenta-se ainda a emergência de uma abordagem interseccional para pensar essa questão, de modo a considerar as interações entre as características pessoais de cada estudante e o funcionamento institucional de cada universidade. Esta dissertação dá conta de um estudo que foi realizado no âmbito do projeto Erasmus+ #Ibelong: towards a sense of belonging in an inclusive learning environment, que tem o intuito de estudar o sentimento de pertença para promover um ambiente mais inclusivo no ensino superior.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202536866
URI: https://hdl.handle.net/10216/129981
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

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