Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129927
Autor(es): Ana Filipa Pires da Costa
Título: A relação entre o mindfulness disposicional e as funções executivas em crianças dos 7 aos 10 anos de idade
Data de publicação: 2020-10-27
Descrição: O Mindfulness Disposicional relaciona-se com a tendência inata para o indivíduo estar consciente (i.e., mindful) no seu dia-a-dia (Arch & Landy, 2015). Apesar de ser uma temática recente, alguns estudos sugerem que o Mindfulness Disposicional se encontra relacionado com as Funções Executivas (Geronimi, Arellano, & Woodruff-Borden, 2020) (i.e., processos responsáveis pela regulação de pensamentos, emoções e comportamentos necessários para a realização de atividades intencionais ou para atingir objetivos; Diamond, 2013). Assim, o presente estudo teve como objetivo explorar a relação entre o Mindfulness Disposicional e as Funções Executivas, em crianças. Foi utilizada uma amostra de 308 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Para avaliar o Mindfulness Disposicional, foi utilizado o CAMM- Child and Adolescent Mindfulness Measure. Para avaliar as Funções Executivas (viz., memória de trabalho, controlo inibitório, flexibilidade cognitiva, atenção e raciocínio) foram utilizadas as seguintes medidas: Matrizes Progressivas de Raven, Cancelamento de Sinais, Memória de Dígitos - Sentido Inverso, Subteste Inibição, Fluência Verbal Semântica e Fluência Verbal Fonémica. Os principais resultados encontrados indicam que existe uma associação positiva significativa entre o Mindfulness Disposicional e o controlo inibitório, sendo esta associação mais forte em crianças mais velhas (9-10 anos). Para além disso, foram encontradas diferenças significativas entre as Funções Executivas e as variáveis sociodemográficas (idade, género e nível educacional maternal). Ao nível da idade, os participantes com 9 e 10 anos, quando comparados aos participantes com 7 e 8 anos, apresentaram um melhor desempenho nas tarefas: Matrizes Progressivas de Raven, Cancelamento de Sinais e na Fluência Verbal Semântica. Relativamente ao género, os participantes do sexo masculino apresentaram um melhor desempenho na tarefa de Cancelamento de Sinais e os participantes do sexo feminino apresentaram um melhor desempenho na tarefa de Fluência Verbal Semântica. Foram também encontradas associações positivas significativas entre o nível educacional maternal e o desempenho das crianças nas Funções Executivas. Em suma, apesar do seu cariz exploratório, este estudo permite uma melhor compreensão da relação do Mindfulness Disposicional com as Funções Executivas em crianças, assim como, aprofundar o conhecimento sobre a relação destas duas variáveis e as variáveis sociodemogr�\xA1ficas.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 202537609
URI: https://hdl.handle.net/10216/129927
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
428002.pdfA relação entre o mindfulness disposicional e as funções executivas em crianças dos 7 aos 10 anos de idade1.67 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.