Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/129734
Author(s): | Célia de Fátima Baptista Andrade |
Title: | O lugar, e a especificidade, da supervisão pedagógica no 1.º CEB |
Issue Date: | 2020-10-16 |
Description: | A supervisão pedagógica dos professores nas escolas encontra-se regulamentada no Estatuto da Carreira Docente (Decreto-Lei n.º 41/2012) e abrange todos os níveis de ensino (desde a educação pré-escolar ao ensino secundário). Desde então, tem constituído uma área à qual tem sido atribuída maior atenção quer ao nível do poder político central, através, nomeadamente, da ação da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), quer a nível das escolas. A sua associação à Avaliação de Desempenho Docente (ADD) tem contribuído para uma visão que a distancia de um carácter formativo e a aproxima mais de uma visão de controlo. É no quadro desta problemática que se enquadra o estudo que neste trabalho se apresenta. Com ele pretende-se, em termos gerais, compreender "o lugar, e a especificidade, da supervisão pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)" e, de modo mais específico: conhecer perceções de professores do 1.º CEB sobre a importância da supervisão pedagógica (SP) no seu desenvolvimento profissional; caracterizar práticas de supervisão pedagógica realizadas no 1.º CEB; identificar vantagens que reconhecem às práticas de supervisão pedagógica neste ciclo de ensino e os principais obstáculos à sua realização. Metodologicamente, realizámos uma pesquisa de natureza qualitativa com recurso ao estudo de caso. A investigação desenvolveu-se num Agrupamento de Escolas no norte do país, onde foram entrevistados: a Diretora Adjunta (responsável pelo 1.º CEB), a Coordenadora do Departamento de 1.º CEB, o Coordenador de Estabelecimento e docentes do 1.º CEB de um centro escolar do Agrupamento supracitado. Entre outros aspetos, os resultados apontam para a ideia de que os professores do 1.º CEB reconhecem como muito importante a supervisão pedagógica embora reconheçam também que as práticas existentes são ainda muito exíguas e associadas à Avaliação de Desempenho Docente. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202536823 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129734 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
426699.pdf | O lugar, e a especificidade, da supervisão pedagógica no 1.º CEB | 998.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.