Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/129724
Author(s): | Telmo Nuno da Costa Mota |
Title: | Geometria descritiva: inscrições, desafios e alternativas |
Issue Date: | 2020-10-26 |
Description: | O presente relatório resulta do estágio pedagógico realizado na escola secundária Dr. Manuel Laranjeira - Espinho, entre setembro 2019 e junho 2020, para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. As experiências vividas na disciplina de Geometria Descritiva A tornaram claras as dificuldades de mediação entre postulados e discentes, suscitando uma reflexão crítica sobre a reconfiguração dos esquemas de aproximação a novos saberes geométricos em diferentes dinâmicas de aprendizagem. Contextualizam-se então os pressupostos históricos que influenciaram o surgimento da Geometria, os postulados e relações epistemológicas com a Geometria Descritiva bem como a introdução desta disciplina especifica no atual currículo do ensino secundário português, revisitando ainda as problemáticas do currículo e do que o ensino preconiza, hoje, para os alunos. A reflexão sobre os contributos que o estudo da Geometria Descritiva promove na produção do sujeito interrogou o docente-estagiário-docente acerca das mediações possíveis entre o saber e os alunos, nos desafios e tensões entre os papéis de instrutor e educador, e posicionamento perante a dicotomia pedagógica polarizada entre o rigor científico e o pragmatismo facilitador de aprendizagens; acerca das expectativas dos alunos relativamente ao estudo desta nova área do saber, suas potenciais mais-valias e dimensões em que estas se manifestam, e inscrições para o futuro; e acerca das dificuldades que ambos experimentam na relação pedagógica e processos de ensino- aprendizagem. A análise da praxis docente incide nas disciplinas de Geometria Descritiva A e Desenho A, problematizando as experiências de formação vividas em coabitação ativa com alunos e professores, dentro e fora da aula e as sinergias entretanto geradas. Perseguem-se, pois, visões úteis na tentativa propor abordagens alternativas sobre dispositivos facilitadores da inscrição efetiva dos postulados, gramáticas e "mecânicas" da Geometria Descritiva no universo dos alunos. Reflete-se ainda sobre o trabalho desenvolvido durante a suspensão das aulas presenciais provocada pelo novo coronavírus. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202536939 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129724 |
Document Type: | Relatório de Estágio |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
426703.1.pdf | Geometria descritiva: inscrições, desafios e alternativas | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
426703.pdf | ANEXOS: Geometria Descritiva: inscrições, desafios e alternativas | 2.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.