Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129724
Author(s): Telmo Nuno da Costa Mota
Title: Geometria descritiva: inscrições, desafios e alternativas
Issue Date: 2020-10-26
Description: O presente relatório resulta do estágio pedagógico realizado na escola secundária Dr. Manuel Laranjeira - Espinho, entre setembro 2019 e junho 2020, para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. As experiências vividas na disciplina de Geometria Descritiva A tornaram claras as dificuldades de mediação entre postulados e discentes, suscitando uma reflexão crítica sobre a reconfiguração dos esquemas de aproximação a novos saberes geométricos em diferentes dinâmicas de aprendizagem. Contextualizam-se então os pressupostos históricos que influenciaram o surgimento da Geometria, os postulados e relações epistemológicas com a Geometria Descritiva bem como a introdução desta disciplina especifica no atual currículo do ensino secundário português, revisitando ainda as problemáticas do currículo e do que o ensino preconiza, hoje, para os alunos. A reflexão sobre os contributos que o estudo da Geometria Descritiva promove na produção do sujeito interrogou o docente-estagiário-docente acerca das mediações possíveis entre o saber e os alunos, nos desafios e tensões entre os papéis de instrutor e educador, e posicionamento perante a dicotomia pedagógica polarizada entre o rigor científico e o pragmatismo facilitador de aprendizagens; acerca das expectativas dos alunos relativamente ao estudo desta nova área do saber, suas potenciais mais-valias e dimensões em que estas se manifestam, e inscrições para o futuro; e acerca das dificuldades que ambos experimentam na relação pedagógica e processos de ensino- aprendizagem. A análise da praxis docente incide nas disciplinas de Geometria Descritiva A e Desenho A, problematizando as experiências de formação vividas em coabitação ativa com alunos e professores, dentro e fora da aula e as sinergias entretanto geradas. Perseguem-se, pois, visões úteis na tentativa propor abordagens alternativas sobre dispositivos facilitadores da inscrição efetiva dos postulados, gramáticas e "mecânicas" da Geometria Descritiva no universo dos alunos. Reflete-se ainda sobre o trabalho desenvolvido durante a suspensão das aulas presenciais provocada pelo novo coronavírus.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202536939
URI: https://hdl.handle.net/10216/129724
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
426703.1.pdfGeometria descritiva: inscrições, desafios e alternativas1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
426703.pdfANEXOS: Geometria Descritiva: inscrições, desafios e alternativas2.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.