Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129721
Autor(es): Joana Catarina de Bessa Madureira Mendes
Título: Burnout and job demand and resources among game developers
Data de publicação: 2020-10-21
Descrição: A indústria dos videojogos tem cerca de 50 anos, tendo atualmente um potencial de crescimento maior do que outras indústrias criativas, ultrapassando a música e o cinema. Apesar do desenvolvimento de jogos ser uma profissão relativamente recente, muitos dos seus problemas estão associados a condições de trabalho precárias a que os trabalhadores se sujeitam de modo a manter-se na indústria. Tal implica conseguir gerir e equilibrar as exigências e recursos laborais, pois se predominarem as exigências laborais pode desencadear-se o burnout como um fenómeno ocupacional. Este estudo tem como objetivo identificar os níveis de burnout, exigências e recursos laborais nos criadores de videojogos, identificar a associação entre estas variáveis e a sua variação de acordo com características sociodemográficas e laborais. Utilizando questionários online, em português ou em inglês, foram aplicados o Oldenburg Burnout Inventory, Job Demand Scale e Job Resources Scale, a 193 criadores de jogos (88 portugueses e 105 de outras nacionalidades), entre fevereiro de 2019 e junho de 2020. Relativamente ao burnout, os resultados revelaram níveis moderados de exaustão e desinvestimento, enquanto as exigências laborais evidenciaram níveis elevados de exigências mentais e de concentração, níveis moderados de exigências de tempo, emocionais, materiais, físicas. Os recursos laborais demonstraram níveis elevados de autonomia e moderados de desenvolvimento pessoal, qualidade das relações pessoais, ética e utilidade social do trabalho. A exaustão está correlacionada positivamente com o número de horas de trabalho por semana e as exigências laborais, e negativamente correlacionada com os recursos laborais. O mesmo ocorre com o desinvestimento, exceto relativamente às exigências mentais e de concentração. Utilizando uma análise de regressão, as exigências de tempo explicam 27% da exaustão e o desenvolvimento pessoal explica 14% da exaustão e 51% do desinvestimento. Pode-se concluir que os criadores de jogos enfrentam condições de trabalho muito exigentes, alertando para a necessidade de desenvolvimento de estratégias de prevenção do burnout e de gestão de exigências laborais através dos recursos laborais, promovendo assim locais de trabalho mais felizes e saudáveis.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 202538125
URI: https://hdl.handle.net/10216/129721
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
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