Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129703
Author(s): Miguel Ângelo Câmara Meireles da Costa
Title: Projeto de intervenção em orientação vocacional com alunos do 4º ano de escolaridade: Editar o meu Percurso Vocacional
Issue Date: 2020-10-26
Description: Apresenta-se, no âmbito desta dissertação, um projeto de intervenção em orientação vocacional, com um design quasi-experimental, implementado junto de duas turmas do 4º ano de escolaridade, uma das quais funcionando como grupo experimental e a outro como grupo de controlo, num Colégio da Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores. No entanto, devido à pandemia do covid-19, o projeto foi interrompido na nona sessão, num total de 17 sessões previamente preparadas. O grupo experimental foi constituído por 20 alunos e o grupo de controlo por 14. Na impossibilidade de concluir o projeto, foi apenas possível realizar a administração dos instrumentos de pré-teste a ambos os grupos, para verificar se seriam equivalentes à partida e não existiam diferenças significativas relativamente às representações de género referentes a determinadas profissões (ICA-R, David, 2017) e à exploração e investimento vocacional (EEIV-R, Miambo, 2011). Dos resultados analisados verificou-se que os dois grupos no pré-teste não eram equivalentes, como seria de esperar, registando-se diferenças significativas numa das dimensões da Escala de Exploração e Investimento Vocacional EEIV-R (Miambo, 2011). Ou seja, o GC eram alunos menos investidos, com níveis de difusão mais elevada do que o GE; no que se refere aos estereótipos de género associados a profissões não se registaram diferenças entre os dois grupos. Optou-se por realizar uma avaliação qualitativa processual da eficácia da intervenção, através das notas de terreno do investigador, da avaliação formativa espontânea realizada com os alunos ao final de cada sessão e ainda os discursos da professora da turma que participou como observadora ao longo das várias sessões. Esta avaliação processual aponta para indicadores de que os estudantes, alvos da intervenção, se envolveram ativamente nas atividades desenvolvidas em ordem á promoção do auto e heteroconhecimento de si e do mundo através de comportamentos de exploração e investimento vocacional. Por fim, explicitam-se os principais contributos, limitações e futuros desenvolvimentos para a investigação e intervenção neste domínio da orientação vocacional ao longo da vida.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202538184
URI: https://hdl.handle.net/10216/129703
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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