Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/129698
Author(s): | Jessica Alves Santos |
Title: | Associations between the educator-child relationship and children's language development |
Issue Date: | 2020-10-20 |
Description: | A Teoria da Vinculação reconhece a importância de relações positivas entre a criança e a figura de vinculação, promovendo um sentimento de segurança na criança, condição necessária para uma exploração ativa do seu ambiente, envolvendo-se em atividades de aprendizagem. A relação entre educador-criança, numa perspectiva alargada da teoria da vinculação, é associada à aquisição de competências, nomeadamente a linguagem. No entanto, poucos estudos analisaram esta relação, especialmente em crianças pequenas. A presente investigação examina a correlação entre a díade educador-criança e o vocabulário, numa metodologia longitudinal durante a primeira infância. Os participantes foram 286 crianças (51.9% rapazes) com média de idade de 35.1 meses (SD = 4.02) no primeiro momento da investigação. As competências de linguagem foram avaliadas individualmente, com recurso à Griffiths, e em dois tempos diferentes (primavera e inverno de 2017), sendo que os educadores foram inquiridos sobre as suas percepções relativamente a três dimensões relacionais, através do instrumento STRS. Os resultados sugerem que a proximidade relacional prediz positivamente as competências de vocabulário, do momento 1 para o momento 2, enquanto o conflito e a dependência não se relacionam com a linguagem. Ainda, o vocabulário no primeiro momento de avaliação prediz positivamente a proximidade educador-criança. Estes resultados sustentam o papel fundamental que a proximidade educador-criança desempenha no desenvolvimento da linguagem na primeira infância e vice-versa. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202538362 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129698 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
426719.1.pdf Restricted Access | Parecer do Orientador | 133.2 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
426719.pdf | Associations between the educator-child relationship and children's language development | 422.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.