Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129692
Author(s): José Henrique Pereira da Rocha
Title: O teatro na vida de pessoas com deficiência: que sentidos?
Issue Date: 2020-10-16
Description: O teatro é reconhecido como uma arte, através da qual pessoas, com e sem deficiência, interagem, comunicam, partilham experiências e valores culturais. Constitui, nesse sentido, um espaço de libertação e de estímulo à criatividade dos atores podendo, no caso de pessoas com deficiência, contribuir para a sua autonomia e emancipação social. É no quadro desta problemática que se situa esta investigação. Com ela pretendeu-se compreender os sentidos e a importância do teatro na vida das pessoas com deficiência. O estudo é de natureza qualitativa, com recurso ao estudo de caso da companhia de teatro "Era uma vez teatro/APPC". Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a nove atores com deficiência, três sem deficiência e também à encenadora. Verificou-se que os atores entrevistados estão intimamente ligados a esta companhia e demonstram uma grande satisfação por colaborarem com esta há vários anos. O teatro tem uma importância significativa para os atores desta companhia, proporcionando-lhes um vasto leque de vivências e aprendizagens. todos os entrevistados manifestaram sentimentos de alegria e gratidão relativamente ao reconhecimento do público sobre o seu trabalho como atores. Os resultados apontam ainda para a ideia de que a união e o espírito de colaboração estão na base da valorização artística desta companhia.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202537277
URI: https://hdl.handle.net/10216/129692
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
426700.pdfO teatro na vida de pessoas com deficiência: que sentidos?550.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.