Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/129691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Teresa Pereira Jardim | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T21:21:51Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T21:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-20 | |
dc.date.submitted | 2020-09-29 | |
dc.identifier.other | sigarra:426678 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/129691 | - |
dc.description | A literatura internacional tem vindo a revelar que a realidade dos/as adotantes LGB é marcada por obstáculos e dificuldades, ao longo do processo de adoção, e atitudes e comportamentos negativos por parte dos profissionais, associados à sua orientação sexual minoritária (e.g. Brooks & Goldberg, 2001; Goldberg, 2012; Ryan, 2000; Mellish et al., 2013; Messina & D'Amor, 2018). Estudos sobre a perspetiva dos profissionais mostram que, apesar destes acreditarem percecionar a homoparentalidade como algo positivo, as suas práticas podem ser discriminatórias (Fernández Molina & Alarcón, 2015; Gato et al., 2012). O presente estudo está enquadrado num projeto de investigação português em curso, intitulado "Adoção LGB em Portugal: Reenquadrando Práticas Profissionais" que, numa primeira fase, se focou nas perspetivas dos profissionais. O segundo momento, do qual esta dissertação se ocupa, tem como principais objetivos conhecer as experiências de casais do mesmo sexo e pessoas LGB ao longo do processo de adoção, bem como as suas perspetivas face às práticas profissionais no domínio, através da identificação de aspetos positivos, negativos e de sugestões para o seu melhoramento. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas preparadas para o efeito, a adotantes nacionais e internacionais (N = 4) em diferentes fases do processo de adoção, correspondendo a três famílias. As entrevistas foram transcritas e alvo de uma análise de conteúdo que se dividiu em duas fases: a primeira corresponde aos estudos de caso, e a segunda corresponde à análise intercasos. Os principais resultados mostram que as motivações dos/as participantes em adotar não diferiram das comummente referidas por casais de sexo diferente; contudo, a tomada de decisão foi marcada por questões e inquietações inerentes à sua orientação sexual. Os/as pais/mães mostraram valorizar uma comunicação aberta e permanente com os filhos acerca da adoção e da homoparentalidade, e apresentaram algumas estratégias para estes se protegerem de eventuais comentários negativos a esse respeito. Para além disso, os/as participantes reportam não terem sido alvo de atitudes e/ou práticas discriminatórias por parte dos profissionais, tendo os mesmos manifestado neutralidade e rigor nas suas práticas. Não obstante, salientam a importância de uma adaptação necessária do processo de adoção às especificidades da adoção LGB, bem como a necessidade de maior suporte especializado na pós-adoção. Deste estudo exploratório, emerge um conjunto de implicações pertinentes para a qualificação das práticas profissionais em adoção, de modo a tornarem-se culturalmente competentes e inclusivas. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Psicologia | |
dc.subject | Psychology | |
dc.title | Adoções arco-íris: estudo exploratório sobre a experiência de casais do mesmo sexo | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202537030 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Psicologia | |
dc.subject.fos | Social sciences::Psychology | |
thesis.degree.discipline | Mestrado Integrado em Psicologia | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
426678.pdf | Adoções arco-íris: estudo exploratório sobre a experiência de casais do mesmo sexo | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.