Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129683
Author(s): Catarina Mesquita Enes Rodrigues
Title: Programa Lifestyle Triple P: construção do sistema de codificação da entrevista de mudança
Issue Date: 2020-10-23
Description: Tendo em conta a elevada prevalência mundial do excesso de peso e obesidade nas camadas etárias mais jovens, assim como as consequências negativas deste problema ao nível físico e psicossocial, torna-se premente intervir desde cedo neste domínio. Apesar da escassez de programas de intervenção parental documentados na literatura, a evidência tem sugerido a importância do envolvimento dos pais no combate ao excesso de peso e à obesidade infantil. Este estudo visou complementar o estudo da efetividade do programa de intervenção parental "Triplo P Lifestyle em Grupo" (TPLG) em Portugal, através da compreensão do processo de mudança. Trata-se de um estudo pioneiro, uma vez que não existem nenhum programa parental validado em Portugal. Este estudo qualitativo pretendeu criar um sistema de codificação relacionado com a experiência dos participantes no programa TPLG, a partir da análise qualitativa da Entrevista de Mudança aplicada no final da intervenção. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas junto de 13 indivíduos (10 mães, 2 pais e 1 cuidadora). A técnica de análise de informação utilizada correspondeu à análise de conteúdo temática. As categorias obtidas neste estudo sugerem que o programa TPLG promoveu mudanças, sobretudo, positivas, em várias áreas (i.e., parentalidade positiva, nutrição, atividade física e comportamento da criança) e em vários alvos [i.e., pai/mãe/cuidador(a), criança e família], sendo que algumas foram mantidas ao longo do tempo, e outras não. A componente associada à aprendizagem na intervenção parece ter constituído o principal fator promotor destas mudanças. Foram, ainda, identificadas algumas mudanças ambicionadas, mas não totalmente alcançadas no pai/mãe/cuidador(a), tais como promover a prática de atividade física e não adquirir alimentos pouco saudáveis, e na criança, nomeadamente no que se refere à adoção de hábitos saudáveis por iniciativa própria. Adicionalmente, verificaram-se, em alguns casos, dificuldades na implementação das mudanças. A análise das entrevistas sugere, ainda, a atribuição de diversos aspetos positivos aos processos e experiências grupais, assim como às características estruturais da intervenção e do psicólogo(a). O impacto geral da intervenção parece ser bastante positivo, embora tenham sido identificados alguns aspetos negativos, assim como sugestões de mudança da intervenção. O presente estudo sugere que, na perspetiva dos participantes do programa parental TPLG na obesidade infantil, o mesmo promove a adoção de práticas de parentalidade positiva e favorece mudanças ao nível do estilo de vida que envolvem, não só a criança, mas também os pais/mães/cuidadores(as) e a família.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202537080
URI: https://hdl.handle.net/10216/129683
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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