Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129565
Autor(es): Ekaterina Enchikova
Título: Assessment of youth active citizenship across Europe
Data de publicação: 2020-10-09
Descrição: A cidadania ativa dos jovens tem estado no centro do debate científico, político e pedagógico nas últimas décadas. Tem sido argumentado que a participação cívica ativa é uma componente crucial de democracias saudáveis. Como tal, tem tido grande apoio político para o seu desenvolvimento a nível local, nacional e europeu. No entanto, a realização bem-sucedida de tais programas requer dados sólidos que permitam monitorizar o estado atual do envolvimento cívico dos jovens, bem como o progresso obtido em resultado das intervenções realizadas. Para recolher esses dados, é necessário desenvolver instrumentos válidos e fiáveis de avaliação da cidadania ativa. Combinando as Ciências da Educação com a teoria psicométrica, esta tese explora o campo da avaliação educacional da cidadania ativa numa perspetiva internacional. No primeiro capítulo, exploramos o conceito de cidadania nas perspetivas cultural, histórica e educacional. No segundo capítulo, focamos a metodologia de medição aplicada ao campo da cidadania ativa. Seguidamente, no capítulo 3, revemos as atuais estruturas conceptuais e metodológicas da cidadania ativa. Com base nessa revisão, sugerimos um mapa conceptual agregado da cidadania ativa, que pode ser usado para o desenvolvimento de pesquisas futuras. No capítulo 4, usando os dados empíricos de um grande estudo europeu sobre cidadania ativa, testamos a qualidade psicométrica da escala de medida, com foco na invariância da medida entre diferentes grupos de respondentes, com base no género, idade, situação económica e país de residência. Embora não tenham sido detetadas grandes diferenças entre género, idade e situação económica, foram encontradas diferenças relevantes entre os diferentes países. Tal facto indica que o conceito de cidadania ativa está fortemente relacionado com o contexto cultural, pois as mesmas perguntas podem ter um significado muito diferente em diferentes países. Logo, não é válido comparar diretamente os países com base nos seus scores, sendo necessário ponderar tais diferenças. Finalmente, no capítulo 5, exploramos uma abordagem alternativa à análise de dados. Em vez de tratar a cidadania ativa como uma soma de indicadores comportamentais, sugerimos tratá-la como um constructo categórico e não linear. Com base nestes mesmos dados, exploramos seis padrões de participação cívica e política, a sua estabilidade e mudança ao longo de um ano, as razões da mudança e a distribuição desses padrões em países europeus. Assim, esta tese analisa as abordagens atuais na avaliação da cidadania ativa, revela as suas vulnerabilidades metodológicas e explora uma abordagem alternativa para lidar com as ameaças encontradas. A tese é elaborada em cooperação com o projeto Catch-EYOU (Constructing AcTive CitizensHip with European Youth, bolsa nº 649538) e usa os dados desse projeto nos capítulos 3, 4 e 5. Contribui para o campo das Ciências da Educação melhorando a metodologia de avaliação educacional da cidadania ativa. Contribui igualmente para o campo psicométrico, explorando a metodologia de medição de conceitos complexos, fluidos e baseados no contexto, como a cidadania ativa.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 101541023
URI: https://hdl.handle.net/10216/129565
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Tese

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