Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/129409
Autor(es): | Renata Soares Motta |
Título: | "Anda lá fora": um olhar sobre as inter-relações, crianças, natureza e educação |
Data de publicação: | 2020-07-16 |
Descrição: | Realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Educação, Comunidade e Mudança Social, a presente dissertação busca perceber como as crianças exercem agência num contexto educativo que valoriza as materialidades, os elementos naturais e o brincar. Num diálogo entre Estudos da Educação de Infância contemporânea, Estudos Críticos da Infância, Novos Materialismos, ecofeminismos e abordagens pós- humanistas relativas à natureza, atenta-se às inter-relação crianças, natureza e educação e busca-se compreender como se dá a práxis pedagógica das educadoras nesses espaços educativos; como as crianças vivem as suas experiências; como se relacionam, apropriam e ressignificam os espaços frequentados e isso se intersecciona com essa materialidade; como praticam as suas oportunidades de participação e agência na produção da sua cultura lúdica, especialmente quando encontram, exploram e brincam com os materiais e outros seres vivos em espaços naturais. No decorrer de 8 meses foi realizada uma investigação de inspiração etnográfica com crianças de 2 a 6 anos, educadoras e variados seres vivos. A partir da análise de conteúdo de notas de terreno, entrevistas com as educadoras, com recurso a fotografias e vídeos, é possível afirmar que i) há uma valorização, por parte das educadoras, do contato com a natureza, da autonomia e do brincar livre, vistos como propulsores de aprendizagens significativas; ii) alguns lugares estão mais suscetíveis à influência adulta; iii) as educadoras pouco interferem no brincar das crianças que acontece "lá fora"; iv) as crianças preferem estar "lá fora", têm amplas possibilidades de exercer agência espacial e construírem espaços das crianças; v) as materialidades dos variados espaços influenciam a maneira como educadoras e diferentes grupos de crianças se inter-relacionam com elas e criam uma cultura própria entre seus/as pares; vi) encontros entre crianças e seres vivos podem esfumar as linhas divisoras que nos separa da natureza. Olhar para as inter-relação entre crianças e natureza em contextos educativos possibilita vislumbrar uma EI mais situada e respeitosa dos ritmos das crianças e da própria natureza, mais consciente de como essas relações com natureza as afetam, são afetadas por elas e interferem no seu lugar em um mundo que não é apenas sobre nós humanos/as. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202507742 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129409 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
422535.1.pdf | "Anda lá fora": um olhar sobre as inter-relações, crianças, natureza e educação | 13.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
422535.zip | Apêndices | 7.91 MB | ZIP | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.