Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129408
Author(s): Filipa Ferreira Marques
Title: As dificuldades de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico: ecos de um novo Decreto Lei
Issue Date: 2020-07-20
Description: A literatura salienta as repercussões que as Dificuldades de Aprendizagem (DA) experienciadas no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) têm no ajustamento futuro do aluno, tornando premente o desenvolvimento de práticas de avaliação e de intervenção eficazes neste domínio. Reconhecendo a ligação entre as perceções dos profissionais e as práticas desenvolvidas juntos dos alunos com DA, este estudo visa analisar as perceções que diferentes grupos de profissionais da educação têm acerca dos preditores da aprendizagem, dos fatores etiológicos das DA e dos processos de avaliação e intervenção desenvolvidos junto dos alunos com DA do 1º CEB, antes e depois da implementação do Decreto-Lei (DL) 54/2018. Este estudo integra duas amostras independentes de profissionais da educação. No 1º período do ano letivo 2016/17, período em que o regime jurídico da educação inclusiva era definido pelo DL 3/2008, 329 profissionais preencheram um questionário online. No decorrer do 1º período do ano letivo 2019/20, segundo ano de implementação do DL 54/2018, 153 profissionais preencheram uma versão revista do primeiro questionário online. Os resultados revelam diferenças significativas entre os diferentes grupos profissionais, no que concerne aos fatores preditores da aprendizagem da leitura e da escrita e à etiologia das DA. Relativamente, à informação partilhada e recebida no decorrer do processo de avaliação dos alunos com DA e ao tipo de apoio que estes alunos recebem, os diferentes grupos de profissionais apresentam perceções diferentes. A comparação entre as duas amostras revela que os profissionais da educação que desenvolveram a sua atividade no âmbito do DL 3/2008 apresentam perceções diferentes dos profissionais que desenvolveram a sua atividade no âmbito do DL 54/2018, quanto à etiologia das DA, à informação partilhada durante o processo de avaliação dos alunos com DA, percentagem de casos de sucesso e fatores que o determinam. Os resultados deste estudo demonstram a pertinência de clarificar os procedimentos dos processos de avaliação e de intervenção definidos pela legislação em vigor, e reforçam a necessidade de uma intervenção cada vez mais precoce no domínio das DA.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202507939
URI: https://hdl.handle.net/10216/129408
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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