Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129400
Autor(es): Francisca de Gusmão Calheiros Nunes da Silva
Título: Conhecimento emocional e qualidade do processamento da informação social na idade pré-escolar
Data de publicação: 2020-07-20
Descrição: O processamento de informação social (PIS) decorre em seis etapas nas quais estão implicados processos cognitivos (Crick & Dodge, 1994) e emocionais (Lemerise & Arsenio, 2000) que se diferenciam ao longo do desenvolvimento. Denham e colaboradores (2014) apresentam uma extensão do modelo PIS que visa uma melhor compreensão do processamento da informação social em crianças de idade pré-escolar, e por isso, consideram aspetos específicos do desenvolvimento cognitivo e emocional desta faixa etária. As funções executivas influenciam a qualidade do PIS, bem como o conhecimento emocional e a expressão emocional, e são vitais para o ajustamento social nesta faixa etária, ajudando as crianças a empregar estratégias adaptativas de PIS que promovem as suas habilidades sociais e a sua aceitação pelos pares. Este estudo analisa os resultados obtidos na Entrevista Estruturada do Processamento da Informação Social - Pré-escolar (EEPIS-PE; versão portuguesa traduzida e adaptada da SIPI-P de Ziv & Sorongon, 2011a) e pretende, ainda, analisar o impacto do conhecimento emocional e da qualidade da informação social nos outcomes sociais de crianças de idade pré-escolar. Participaram 86 crianças, 49 do sexo masculino, do ensino pré-escolar, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, distribuídas por 4 grupos etários homogéneos e dois grupos heterogéneos de 3 Jardins de Infância do Ensino Público e 1 do Ensino Privado. Participaram também 55 encarregados de educação, 47 do sexo feminino. O conhecimento emocional foi avaliado através da EACE (Alves et al., 2008), a qualidade do processamento da informação social através da EEPIS-PE e o número de nomeações positivas e negativas obtido através de um questionário sociométrico (Coie et al., 1982). A competência social foi avaliada através da EHSPC (Soares et al., 2012) preenchida pelos encarregados de educação. Os resultados confirmam o modelo proposto por Denham e colaboradores (2014), verificando-se que a qualidade do processamento da informação social medeia a relação entre o conhecimento emocional, a assertividade e aceitação pelos pares. O presente estudo sublinha o papel preditor do conhecimento emocional na qualidade do processamento da informação social e nos outcomes sociais das crianças de idade pré-escolar, contribuindo para a investigação e intervenção no domínio das competências socioemocionais.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 202507947
URI: https://hdl.handle.net/10216/129400
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

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