Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129375
Autor(es): Carla Filipa Cruz Ramos
Título: O funcionamento reflexivo em crianças adotadas: relação com a competência social
Data de publicação: 2020-07-21
Descrição: O funcionamento reflexivo (FR) refere-se ao processo psicológico que possibilita a compreensão dos estados mentais/emocionais próprios e dos estados mentais/emocionais dos outros. Apesar da limitada evidência disponível, tem-se verificado que, em crianças adotadas, maior adversidade prévia à adoção está relacionada com baixo FR e níveis baixos de habilidades sociais. Todavia, não existem estudos que explorem a relação entre FR e competência social. O principal objetivo deste estudo é explorar o FR em crianças portuguesas adotadas e a relação entre FR e a competência social. Neste estudo participaram 96 crianças adotadas, de 8 a 10 anos, e os respetivos 166 pais adotivos. A Family and Friends Interview (Steele & Steele, 2005) foi utilizada para avaliar o FR e a coerência discursiva das crianças. As escalas de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento da SSIS-RS (Gresham & Elliott, 2008) foram utilizadas para avaliar a competência social dos adotados, segundo a sua própria perspetiva e a perspetiva dos seus pais adotivos. A maioria das crianças apresentou evidência moderada de coerência global e rudimentar de FR independentemente da figura significativa (mãe, pai, professor preferido e melhor amigo), apesar da existência de diferenças entre as várias figuras. Crianças do sexo feminino apresentaram maior evidência de FR. Foi observada uma relação positiva entre a evidência de FR, coerência discursiva e as habilidades sociais dos adotados. Estes resultados trazem nova evidência científica sobre o funcionamento socioemocional dos adotados em idade escolar.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 202507874
URI: https://hdl.handle.net/10216/129375
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
422614.pdfO funcionamento reflexivo em crianças adotadas: relação com a competência social1.68 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.