Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/129375
Author(s): | Carla Filipa Cruz Ramos |
Title: | O funcionamento reflexivo em crianças adotadas: relação com a competência social |
Issue Date: | 2020-07-21 |
Description: | O funcionamento reflexivo (FR) refere-se ao processo psicológico que possibilita a compreensão dos estados mentais/emocionais próprios e dos estados mentais/emocionais dos outros. Apesar da limitada evidência disponível, tem-se verificado que, em crianças adotadas, maior adversidade prévia à adoção está relacionada com baixo FR e níveis baixos de habilidades sociais. Todavia, não existem estudos que explorem a relação entre FR e competência social. O principal objetivo deste estudo é explorar o FR em crianças portuguesas adotadas e a relação entre FR e a competência social. Neste estudo participaram 96 crianças adotadas, de 8 a 10 anos, e os respetivos 166 pais adotivos. A Family and Friends Interview (Steele & Steele, 2005) foi utilizada para avaliar o FR e a coerência discursiva das crianças. As escalas de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento da SSIS-RS (Gresham & Elliott, 2008) foram utilizadas para avaliar a competência social dos adotados, segundo a sua própria perspetiva e a perspetiva dos seus pais adotivos. A maioria das crianças apresentou evidência moderada de coerência global e rudimentar de FR independentemente da figura significativa (mãe, pai, professor preferido e melhor amigo), apesar da existência de diferenças entre as várias figuras. Crianças do sexo feminino apresentaram maior evidência de FR. Foi observada uma relação positiva entre a evidência de FR, coerência discursiva e as habilidades sociais dos adotados. Estes resultados trazem nova evidência científica sobre o funcionamento socioemocional dos adotados em idade escolar. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202507874 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129375 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
422614.pdf | O funcionamento reflexivo em crianças adotadas: relação com a competência social | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.