Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129375
Author(s): Carla Filipa Cruz Ramos
Title: O funcionamento reflexivo em crianças adotadas: relação com a competência social
Issue Date: 2020-07-21
Description: O funcionamento reflexivo (FR) refere-se ao processo psicológico que possibilita a compreensão dos estados mentais/emocionais próprios e dos estados mentais/emocionais dos outros. Apesar da limitada evidência disponível, tem-se verificado que, em crianças adotadas, maior adversidade prévia à adoção está relacionada com baixo FR e níveis baixos de habilidades sociais. Todavia, não existem estudos que explorem a relação entre FR e competência social. O principal objetivo deste estudo é explorar o FR em crianças portuguesas adotadas e a relação entre FR e a competência social. Neste estudo participaram 96 crianças adotadas, de 8 a 10 anos, e os respetivos 166 pais adotivos. A Family and Friends Interview (Steele & Steele, 2005) foi utilizada para avaliar o FR e a coerência discursiva das crianças. As escalas de Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento da SSIS-RS (Gresham & Elliott, 2008) foram utilizadas para avaliar a competência social dos adotados, segundo a sua própria perspetiva e a perspetiva dos seus pais adotivos. A maioria das crianças apresentou evidência moderada de coerência global e rudimentar de FR independentemente da figura significativa (mãe, pai, professor preferido e melhor amigo), apesar da existência de diferenças entre as várias figuras. Crianças do sexo feminino apresentaram maior evidência de FR. Foi observada uma relação positiva entre a evidência de FR, coerência discursiva e as habilidades sociais dos adotados. Estes resultados trazem nova evidência científica sobre o funcionamento socioemocional dos adotados em idade escolar.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202507874
URI: https://hdl.handle.net/10216/129375
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422614.pdfO funcionamento reflexivo em crianças adotadas: relação com a competência social1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.