Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129360
Autor(es): Ana Marta Maravilhas Rodrigues
Título: Trazer luz à ilustração: uma experiência de ilustração na disciplina de desenho
Data de publicação: 2020-07-21
Descrição: O presente relatório constitui-se como documento de experiências vividas, fruto do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária da Maia, no ano letivo de 2018/2019, no âmbito da conclusão de estudos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A minha proposta de trabalho, denominada "Trazer Luz à Ilustração", desenvolveu-se a partir de uma análise do programa da disciplina de Desenho A, inserida no curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. O objetivo desta proposta parte do desenvolvimento do desenho sob a perspetiva da comunicação visual, face às nuances da cultura visual, onde a Ilustração tem um lugar significativo. Tendo em conta que a ilustração é um dos conteúdos programáticos desta disciplina, decidi apresentar uma estratégia pedagógica para desenvolver e estimular as competências cognitivas e expressivas do aluno através da criação de uma ilustração para a capa do jornal da escola. O desenvolvimento desta proposta tem como principal objetivo explorar a ilustração, fazendo um enquadramento deste género de comunicação visual através do desenho na contemporaneidade, assim como desenvolver uma metodologia de trabalho que estimule capacidades de análise e crítica, através da observação e da experimentação de materiais e técnicas de desenho, de modo a ajudar os alunos a aplicarem estes métodos na construção de uma ilustração final original, dando espaço para a imaginação, fazendo uma interpretação pessoal a partir do tema do jornal da escola desse ano letivo: "Pela Paz e Dignidade Humana". O relatório está estruturado em duas partes. A primeira centra-se na contextualização do ensino das artes visuais, na qual se aborda o estudo particular do desenho e ilustração, assim como o papel da disciplina de Desenho na matriz curricular do curso de artes visuais no ensino secundário. A primeira parte encerra com considerações sobre a implicação do desenho e da ilustração na aquisição de competências essenciais a desenvolver, determinante para o desenvolvimento da criatividade no aluno. A segunda parte é composta pela descrição de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido com a turma do 11ºano na disciplina de Desenho, apresentando-se todos os parâmetros que dela fizeram parte, como a caracterização da escola, da respetiva turma e principalmente do desenvolvimento da minha proposta, onde assumo a ilustração como uma expressão de pensamento e comunicação de ideias. O relatório termina com uma reflexão e avaliação de todo o processo de trabalho desenvolvido, mostrando os resultados obtidos na avaliação formativa e sumativa, assim como todos os dados coligidos durante o desenvolvimento da proposta, com o intuito de seguir todas as etapas. Nas considerações finais tentei chegar à compreensão do papel da ilustração na disciplina de Desenho, através dos resultados produzidos, de que modo foi feita a aprendizagem, se foi ou não significativa, não só para os alunos, mas essenciais para o meu desenvolvimento pessoal como futura professora de artes visuais.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202511278
URI: https://hdl.handle.net/10216/129360
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Relatório de Estágio

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