Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129357
Autor(es): Patrícia Sofia Almeida Reis
Título: Prática de mindfulness como promotora do funcionamento executivo em alunos do 3º ano de escolaridade
Data de publicação: 2020-07-23
Descrição: O interesse pelos benefícios da prática de mindfulness cresceu rapidamente nos últimos anos. Considerou-se assim importante avaliar o impacto destas práticas também num contexto nacional, especificamente no início da escolaridade. Este estudo analisou os efeitos de um programa de mindfulness nas funções executivas em alunos do 3º ano (1º ciclo) num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal. Foram selecionados 44 alunos com a idade média de 8.27 anos. Os alunos foram aleatoriamente divididos em dois grupos: o grupo de intervenção (mindfulness) que foi comparado com o grupo de controlo (relaxamento). Ambos beneficiaram de duas sessões semanais durante um período de 8 semanas, administradas por psicólogos em grupos de 6-8 crianças. Imediatamente antes e depois da implementação do programa avaliamos o funcionamento executivo das crianças, com o Comprehensive Executive Function Inventory (CEFI). Depois de controlar os valores do pré-teste, os resultados mostraram que o grupo do mindfulness mostrou níveis mais elevados de funções executivas, nomeadamente em termos de iniciativa e a memória de trabalho, comparativamente ao grupo do relaxamento. Este programa apresenta uma contribuição ao nível da prática psicológica, como desenvolvimento de uma intervenção psicossocial aplicada ao sistema educacional, bem como a utilidade para a comunidade científica, no desenvolvimento de futuras investigações científicas.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 202523292
URI: https://hdl.handle.net/10216/129357
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
422623.1.pdfPrática de mindfulness como promotora do funcionamento executivo em alunos do 3º ano de escolaridade565.82 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
422623.pdf
  Restricted Access
Declaração - Parecer do orientador(a)137.95 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.