Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/129036
Autor(es): Cátia Patricia Cardoso da Silva
Título: Uma viagem pela árvore  que um dia desejou ser docente: da semente aos frutos.
Data de publicação: 2020-07-22
Resumo: A trip through the tree that one day wanted to be a teacher: from seed to fruit, is a document built by a preservice teacher (the author), who reports her journey until she entered the teaching profession. A Secondary School in Vila Nova de Gaia was the context of action, and the teaching experience took place in two classes of the 10th schooling level, one in autonomy and the other shared with the two practicum training colleagues Structurally, the metaphor of the growth of a tree has guided the entire discourse. It is a tree that provides the challenges and learnings of the author! We highlight the conceptual range that enriched it, the huge learning around the planning and intervention process, the overcome challenge of establishing a constructive pedagogical relationship with the students, the experiences in terms of teaching strategies, the reconstruction of the concept of assessment and the passion for teaching that grew exponentially. Also to emphasize a reality for which no one was prepared: the school at home for each one of us. The activities organization, the work monitoring of a class tutor and attendance at meetings also nourished the preservice teacher with a vast set of knowledge and skills. The research study aimed to analyze the effectiveness of a cardiorespiratory fitness training program during Physical Education classes. The results showed that students significantly improved their cardiorespiratory fitness, with male students showing statistically significant improvements. The gender variable was found to be different from the level of cardiorespiratory fitness. Students valued the work that was developed in the context of physical condition. Keywords:
Descrição: Uma viagem pela árvore que um dia desejou ser docente: da semente aos frutos, é um documento construído por uma estudante-estagiária (a autora), que reporta o seu percurso até à entrada na profissão docente. Uma Escola Secundária em Vila Nova de Gaia foi o contexto de atuação, tendo a experiência letiva decorrido em duas turmas do 10º ano de escolaridade, uma em autonomia e outra partilhada com as duas colegas de estágio. Estruturalmente, a metáfora do crescimento de uma árvore norteou todo o discurso. É uma árvore que aporta os desafios e aprendizagens da autora! De destacar o leque concetual que enriqueceu, as imensas aprendizagens em torno do processo de planeamento e intervenção, o desafio superado de estabelecer uma relação pedagógica construtiva com os alunos, as experiências ao nível das estratégias de ensino, a reconstrução do conceito de avaliação e a paixão pelo ato de ensinar que cresceu exponencialmente. De evidenciar ainda uma realidade para a qual ninguém estava preparado: a escola em casa de cada um de nós. A organização de atividades, o acompanhamento do trabalho de um diretor de turma e a presença em reuniões também nutriram a estudante estagiária de um conjunto vasto de conhecimentos e competências. O estudo de investigação visou analisar a eficácia de um programa de treino de aptidão cardiorrespiratória durante as aulas de Educação Física. Os resultados evidenciaram que os alunos melhoraram significativamente a sua aptidão cardiorrespiratória, sendo os do sexo masculino os que revelaram melhorias estatisticamente significativas. A variável sexo revelou ser diferenciadora do nível de aptidão cardiorrespiratória. Os alunos valorizaram o trabalho que foi desenvolvido no âmbito da condição física.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/129036
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
415837.pdfUma viagem pela árvore  que um dia desejou ser docente: da semente aos frutos.3.37 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.