Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/128472
Autor(es): Carolina Isabel Pereira Valente Jardim
Título: A participação de jovens com origem migrante: o papel multifacetado de associações de imigrantes em Portugal
Data de publicação: 2020-07-30
Descrição: Em Portugal os estudos sobre associativismo imigrante não têm ainda fornecido informação que dê conta de modo claro sobre o modo como os jovens com origem migrante se envolvem em contexto associativo. Como tal, partindo de contributos teóricos no campo das Ciências da Educação, a tese examina as experiências de participação associativa de jovens de origem africana e de países da Europa de Leste com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Auxiliando-se de contributos do campo das Migrações, da Sociologia da Juventude, da Ciência Política, da Filosofia e da Psicologia, a tese analisa: (i) os propósitos, preocupações e tipologias de intervenção das associações de imigrantes; (ii) as perspetivas de jovens sobre as suas experiências de participação; (iii) o envolvimento escolar de jovens e (iv) o sentimentos de pertença que os jovens forjam em relação à localidade em que vivem, a Portugal, e à sua herança cultural. O trabalho empírico, que se inscreve num paradigma qualitativo, centrou-se num conjunto de 9 associações: 4 associações de origem africana e 5 associações do Leste europeu. A abordagem de investigação escolhida foi o estudo de caso múltiplo e o método principal de eleição foi a entrevista. Realizámos entrevistas semi-estruturadas a coordenadores das associações de imigrantes, assim como entrevistas semi- estruturadas e entrevistas de grupo a jovens que participam nas associações. De um modo geral, a tese discute o potencial das associações de imigrantes enquanto espaços que promovem processos de educação não formal e de integração social e educativa. Para além disso, a tese contribui para uma melhor compreensão das culturas juvenis, nomeadamente, no que diz respeito ao envolvimento associativo dos jovens, à sua relação com a escola, com o país em que vivem e com a sua herança cultural. Os resultados deste estudo indicam que as associações de imigrantes são importantes contextos de socialização, de lazer, de participação e educação, que influenciam positivamente o envolvimento escolar dos jovens bem como o seu sentimento de pertença à herança cultural e, em alguns casos, à localidade em que residem.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 101540965
URI: https://hdl.handle.net/10216/128472
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Tese

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