Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/126085
Autor(es): Pedro da Silva Faustino
Título: Arquitetura escolar em Matosinhos: três operações de transformação contemporânea
Data de publicação: 2019-11-08
Resumo: The present work has as motivation the study of the modernization operations of the architecture of the schools in the city of Matosinhos. We analyze the contemporary initiatives advocated in the city center's schools, to understand the discourse and strategies promoted in the introduction of current constructive and pedagogical requirements, and in the educational environment's renewal. The School is one of the main public buildings in a city, it's one of our references, and is a part of our memory. It is not just about the ways of teaching and learning in each time and place, it's where knowledge converges, a place where the new generations are taught. The school, as a public institution, reflects the political, social and cultural concerns of each era, both in the organization of its interior spaces, as well as the constructive techniques used, and in a way it positions itself within the socioeconomic level of each community. School buildings have always been seen as an epicenter of territorial development, requiring a permanent capacity for dialogue and adaptation to the different realities faced by each generation. Through a course of constant and gradual approach to the process of contemporary modernization, a portrait of the historical context that framed the construction of the schools is made, describing, then, the geographical position and the evolution of the urban fabric where they are inserted. Finally, the study of the different operations to which these school buildings were submitted is carried out. It is through this framework that we will try to understand the current strategies of school modernization, establishing a bridge between the past and the present, from the time construction to its contemporary transformation.
Descrição: O presente trabalho tem como motivação o estudo das operações de modernização da arquitetura escolar da cidade de Matosinhos. Analisam-se, em particular, as iniciativas contemporâneas preconizadas nas escolas do centro desta cidade, de modo a perceber os diálogos e estratégias promovidos na introdução dos atuais requisitos construtivos e pedagógicos, e na renovação do ambiente educativo. A escola constitui um dos principais edifícios públicos de referência na cidade, na nossa vivência e na nossa memória. Enquanto ponto de convergência de conhecimento, enquanto lugar onde se formam as novas gerações, não se resumindo apenas aos modos de ensinar e aprender em cada tempo e lugar. A escola, enquanto instituição pública, reflete as preocupações políticas, sociais e culturais de cada época, tanto na organização dos seus espaços interiores, como nas técnicas construtivas utilizadas e na forma como se posiciona no tecido socioeconómico de cada comunidade. Os edifícios escolares assumiram-se desde sempre como polos de desenvolvimento territorial, sendo-lhes exigida uma permanente capacidade de diálogo e de adaptação às diferentes realidades colocadas por cada geração. Através de um percurso de constante e gradual aproximação ao processo de modernização contemporânea, faz-se um retrato do contexto histórico que enquadrou a construção das escolas, descrevendo-se, depois, a posição geográfica e a evolução do tecido urbano onde estas se inserem, e, finalmente, concretizando-se o estudo das diferentes operações a que estes equipamentos escolares foram submetidos. É sobre este referencial que procuraremos compreender as atuais estratégias de modernização escolar, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente, da construção original à transformação contemporânea.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 202631958
URI: https://hdl.handle.net/10216/126085
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FAUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
384266.pdfArquitetura escolar em Matosinhos: três operações de transformação contemporânea604.8 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.