Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/125625
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alice Isabel Bessa Menezes Araújo Paiva | |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T00:21:02Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T00:21:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | |
dc.date.submitted | 2020-01-23 | |
dc.identifier.other | sigarra:377806 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/125625 | - |
dc.description | O Estágio Profissional proporciona ao estagiário o primeiro contacto com a realidade profissional, a escola permitiu colocar em prática todo o conhecimento académico adquirido no decurso da formação inicial. Este documento espelha o processo de evolução de uma estudante-estagiária, realizado ao longo deste ano letivo, onde esteve responsável por duas turmas. O relatório de estágio está organizado em cinco capítulos. O primeiro, a Introdução, onde se enuncia o propósito e objetivo deste documento. O segundo, o Enquadramento Pessoal, reporta-se à minha história de vida, às vivências que me influenciaram nesta escolha profissional. Completo ainda com a opinião sobre o Estágio Profissional e as expectativas iniciais. No terceiro, o Enquadramento da Prática Profissional, menciono o papel da escola na edificação do individuo, retrato o Estágio Profissional a nível institucional, legal e funcional, bem como faço uma análise do contexto onde decorreu o meu Estágio Profissional, descrevendo a Escola Cooperante. Menciono também o meu Professor Cooperante, o meu Professor Orientador, os meus colegas do Núcleo de Estágio e descrevo as turmas que me foram atribuídas. O quarto, a Realização da Prática Profissional, abrange a área 1, "Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem", a área 2, "Participação na Escola e Reações com a comunidade" e a área 3, "Desenvolvimento Profissional". Este é o capítulo onde descrevo a minha vivência durante este ano de estágio. Na área 1, estão evidenciados os subtemas da conceção, do planeamento, da realização e da avaliação do ensino, que foram indispensáveis para a minha prática pedagógica. Na área 2, menciono também as minhas participações e envolvimentos nas diferentes atividades escolares, que foram fatores importantes para a minha integração na comunidade escolar. Na área 3, destaco o meu estudo de investigação-ação. Por fim o último capítulo, Conclusão e Perspetivas Futuras, apresento o balanço final do ano de estágio, bem como as perspetivas para o futuro. | |
dc.description.abstract | The Professional Internship provides the first contact with the professional reality, and the school has given the chance to put into practice all the academic knowledge acquired throughout the initial training. This document mirrors the process of the evolution of an intern done throughout the academic year, being responsible for two classes.The internship report is organised into five chapters. The first, Introduction, mentions the main goal of this document. The second, Personal Framework, relates to my life story, what made me choose this professional path. I finish with my opinion on the Professional Internship and my initial expectations. The third, The Framework in the Professional Training, I mention the role of the school in the building of the individual. I also describe the Professional Internship on an institutional, legal and functional way, as well as an analysis of the context where my Professional Internship occurred by describing the cooperating school. I also mention my Cooperating Professor, my Thesis Advisor, my colleagues from the Internship Group and talk about the classes that were assigned to me. The fourth, the execution of the Professional Training, covers area 1, "Organisation and Management of Teaching and Learning", area 2, "Interest in school and reactions within the community", and area 3, "Professional Development". This is the chapter where I describe my experience throughout my internship. In area 1, the themes related to the planning, execution and evaluation of the education which were crucial for my pedagogical training. In area 2, I also mention my participation in the different school activities which were important factors for my integration in the school community. In area 3, I highlight my investigation-action study.Finally, in the last chapter, "Conclusion and Future Perspectives", I present the final balance of the internship year as well as my future perspectives. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | "Estágio Profissional: um caminho longo e cheio de desafios" | |
dc.type | Relatório de Estágio | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Desporto | |
dc.identifier.tid | 202443639 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Desporto | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FADEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
377806.pdf | "Estágio Profissional: um caminho longo e cheio de desafios" | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.