Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/125585
Autor(es): Diana Isabel Rodrigues da Silva
Título: Relatório de Estágio Profissional "Ser professor, muito mais que o ato de ensinar: o percurso marcado pelo desenvolvimento e partilha de aprendizagens"
Data de publicação: 2019-11-11
Resumo: The Professional Internship is an integral part of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education in the Sports School of the University of Porto and presents itself as the last stage of initial education. This paper presents a critical and reflected account of the various learnings, interactions and experiences lived in a school in the municipality of Penafiel, which contributed to the student-trainee's professional development. This report is organized into six chapters: the first, "Introduction," spells out the purpose of this document. The second, "Personal Background", contains the experiences that influenced the professional choice and initial expectations of the student-intern. Then, the "Institutional Framework" that characterizes the context in which the internship is inserted, as well as its understanding, the assigned classes and the internship nucleus. The fourth chapter deals with the "Operational Framework" and it encompasses: "Area 1 - Organization and Management of Teaching and Learning" reflects on the conception of teaching, its planning and evaluation; "Area 2 - School Participation and Community Relations" addresses the activities I participated in during the internship year and how they made me evolve as a teacher; the "Area 3 - Professional Development" where is the action research study related to the motivation of students in Physical Education classes in the use of two different teaching models. Chapter five presents a reflection and final balance of the internship year, with all the learnings and transformations achieved and ambitions for the future. Finally, chapter six, the "Bibliographic References" and the "Annexes", respectively. This stage has undoubtedly become a complete, enriching moment and, above all, a preparation for professional life. KEYWORDS:
Descrição: O Estágio Profissional é parte integrante do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e apresenta-se como a última etapa da formação inicial. O presente documento apresenta um relato crítico e refletido das diversas aprendizagens, interações e experiências vividas numa escola do concelho de Penafiel, que contribuíram para o desenvolvimento profissional da estudante-estagiária. Este relatório está organizado em seis capítulos: o primeiro, "Introdução", enuncia o propósito deste documento. O segundo, "Enquadramento Pessoal", constam as vivências que influenciaram a escolha profissional e as expectativas iniciais da estudante-estagiária. De seguida, o "Enquadramento Institucional" que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, bem como o seu entendimento, as turmas atribuídas e o núcleo de estágio. O quarto capítulo é relativo ao "Enquadramento Operacional" e este engloba: a "Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem" reflete acerca da conceção de ensino, do seu planeamento e avaliação; a "Área 2 - Participação na escola e Relações com a Comunidade" aborda as atividades em que participei durante o ano de estágio e de que forma é que elas me fizeram evoluir enquanto professora; a "Área 3 - Desenvolvimento Profissional" onde está inserido o estudo de investigação-ação relacionado com a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física perante a utilização de dois modelos de ensino distintos. O capítulo cinco apresenta uma reflexão e balanço final do ano de estágio, com todas as aprendizagens e transformações conseguidas e ainda, ambições para o futuro. Por fim, o capítulo seis, as "Referências Bibliográficas" e os "Anexos", respetivamente. Esta etapa tornou-se, sem dúvida, um momento completo, enriquecedor e, sobretudo, uma preparação para a vida profissional.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 202444473
URI: https://hdl.handle.net/10216/125585
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
377268.pdfRelatório de Estágio Profissional "Ser professor, muito mais que o ato de ensinar: o percurso marcado pelo desenvolvimento e partilha de aprendizagens"2.47 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.