Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/125135
Autor(es): Vera Lúcia Marques Coelho
Título: Child engagement and participation in inclusive preschool settings: effects of the quality of the interactive processes
Data de publicação: 2019-12-11
Descrição: A investigação sobre o desenvolvimento e inclusão em idades precoces destaca o estudo de comportamentos relevantes para o desenvolvimento das crianças, que demonstrem uma relação funcional com as suas experiências em contextos naturais. Este projeto centra-se no estudo da participação de crianças em contextos de educação pré- escolares (EPE) inclusivos. O projeto inclui cinco estudos organizados em três temas centrais: (i) relações entre participação e desenvolvimento funcional (DF); (ii) qualidade dos processos interativos e seus efeitos diferenciais no envolvimento de crianças com diferentes níveis de DF; (iii) trajetórias de desenvolvimento de competências de autorregulação de crianças com diferentes níveis de DF, e os seus efeitos no envolvimento e nas competências socais das crianças. Participaram 247 crianças: 54 com incapacidades a receber apoio ao abrigo da lei Portuguesa; 78 avaliadas pelos educadores como tendo um nível de DF médio-baixo e por isso consideradas em risco; 115 avaliadas pelos educadores como tendo um DF médio-alto (desenvolvimento típico). Os resultados indicam que os três grupos apresentam diferentes padrões de participação, nas duas dimensões analisadas: presença/tempo em contextos naturais e nível de envolvimento. Considerando uma abordagem transacional da inclusão, verificamos que a qualidade de processo das salas de EPE é relevante para o envolvimento das crianças. Adiconalmente, encontramos que mais tempo em atividades de grande grupo tinha um maior efeito (negativo) no envolvimento das crianças em risco; mais tempo em atividades de jogo- livre apresentava um maior efeito positivo no envolvimento das crianças com incapacidade. Os resultados mostram um efeito moderador entre as competências de autorregulação e o DF: nas crianças com incapacidades, a influência da autorregulação no envolvimento foi maior. Numa perspetiva longitudinal, os três grupos de crianças apresentavam níveis iniciais diferentes, e trajetórias de crescimento diferentes nestas competências: o grupo de crianças em risco apresentou ganhos mais acelerados. O nível inicial de DF estava associado a resultados posteriores positivos nas competências prosociais e no envolvimento, relatados pelos educadores; o crescimento na autorregulação estava associado a resultados posteriores positivos (menos hiperatividade e maior envolvimento observado). Os nossos estudos evidenciam que a avaliação do DF indica características das crianças associadas com a participação (envolvimento) e com competências desenvolvimentais (autorregulação, competências prosociais), conferindo- lhe um papel informativo acerca das práticas inclusivas e destacando o papel dos processos transacionais que ocorrem nestes contextos para a participação das crianças.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 101539991
URI: https://hdl.handle.net/10216/125135
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Tese

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
373189.pdf
  Restricted Access
Child engagement and participation in inclusive preschool settings: effects of the quality of the interactive processes4.77 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.