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https://hdl.handle.net/10216/125135
Autor(es): | Vera Lúcia Marques Coelho |
Título: | Child engagement and participation in inclusive preschool settings: effects of the quality of the interactive processes |
Data de publicação: | 2019-12-11 |
Descrição: | A investigação sobre o desenvolvimento e inclusão em idades precoces destaca o estudo de comportamentos relevantes para o desenvolvimento das crianças, que demonstrem uma relação funcional com as suas experiências em contextos naturais. Este projeto centra-se no estudo da participação de crianças em contextos de educação pré- escolares (EPE) inclusivos. O projeto inclui cinco estudos organizados em três temas centrais: (i) relações entre participação e desenvolvimento funcional (DF); (ii) qualidade dos processos interativos e seus efeitos diferenciais no envolvimento de crianças com diferentes níveis de DF; (iii) trajetórias de desenvolvimento de competências de autorregulação de crianças com diferentes níveis de DF, e os seus efeitos no envolvimento e nas competências socais das crianças. Participaram 247 crianças: 54 com incapacidades a receber apoio ao abrigo da lei Portuguesa; 78 avaliadas pelos educadores como tendo um nível de DF médio-baixo e por isso consideradas em risco; 115 avaliadas pelos educadores como tendo um DF médio-alto (desenvolvimento típico). Os resultados indicam que os três grupos apresentam diferentes padrões de participação, nas duas dimensões analisadas: presença/tempo em contextos naturais e nível de envolvimento. Considerando uma abordagem transacional da inclusão, verificamos que a qualidade de processo das salas de EPE é relevante para o envolvimento das crianças. Adiconalmente, encontramos que mais tempo em atividades de grande grupo tinha um maior efeito (negativo) no envolvimento das crianças em risco; mais tempo em atividades de jogo- livre apresentava um maior efeito positivo no envolvimento das crianças com incapacidade. Os resultados mostram um efeito moderador entre as competências de autorregulação e o DF: nas crianças com incapacidades, a influência da autorregulação no envolvimento foi maior. Numa perspetiva longitudinal, os três grupos de crianças apresentavam níveis iniciais diferentes, e trajetórias de crescimento diferentes nestas competências: o grupo de crianças em risco apresentou ganhos mais acelerados. O nível inicial de DF estava associado a resultados posteriores positivos nas competências prosociais e no envolvimento, relatados pelos educadores; o crescimento na autorregulação estava associado a resultados posteriores positivos (menos hiperatividade e maior envolvimento observado). Os nossos estudos evidenciam que a avaliação do DF indica características das crianças associadas com a participação (envolvimento) e com competências desenvolvimentais (autorregulação, competências prosociais), conferindo- lhe um papel informativo acerca das práticas inclusivas e destacando o papel dos processos transacionais que ocorrem nestes contextos para a participação das crianças. |
Assunto: | Psicologia Psychology |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
Identificador TID: | 101539991 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/125135 |
Tipo de Documento: | Tese |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Tese |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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373189.pdf Restricted Access | Child engagement and participation in inclusive preschool settings: effects of the quality of the interactive processes | 4.77 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
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