Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/124195
Autor(es): Bernardo José Santos Alves
Título: Caminhar pela diversidade: Por uma (Com)posição do Colectivo
Data de publicação: 2019-11-15
Resumo: The current dissertation rises of the necessity to understand, more deeply, the complexity of the public space. We have, however, opted for what we consider a reverse process. Instead of start by analyzing the vast bibliography that revolves around the subject, we chose to observe in the first place; and from this observation to raise questions, themes and problems that lead us to a necessary complexification for the interpretation of what public means. Using the City of Porto as fieldwork, we challenged ourselves to leave the house to collect signals that could make us understand the space. We build a purposefully non defined path due to the diversity of possibilities, where the diversity that we found clashes with some typical preconceptions of the analysis and practice of urban planning. We propose to eliminate those to make room for diversity. We highlight six places, Praça Marquês de Pombal, Parque do Covelo, Bairro de Paranhos, Via de Cintura Interna, the alley and Bairro do Outeiro. We put them under the eye of the magnifier in the expectation of understanding them. The multiplicity of signs presented by the spaces were not possible to accurately assimilate in the time of the project but the successive walks to the places revealed the most intense signs: the Dynamics; the Network; the (Non)existence; the Dissonance; the Chace and the Bricolage, respectively. We represented them and let the questions raised flood the research that was intended to be carried out; the number of entries that can be found in the dissertation is a symptom of the complexity of what the public means and the antidote for the lightness with which the topic is often addressed. This public is interpreted in this dissertation with the widest coverage as possible, from the multiple forms of characterization, but also in the way that it is read as a space category. Walking between the diversity and the indifference, put us in a position where we recognize the collective as a human necessity. Once this need is understood, there remains the interpretation of the forms of the collective composition and the position that it should take in the society.
Descrição: A presente dissertação de mestrado nasce das necessidades de compreender de modo mais aprofundado as complexidades do espaço público. Optámos, no entanto, por um processo que considerámos inverso; em vez de começar por analisar a bibliografia vastíssima que gira à volta do tema, optámos num primeiro momento por observar; e a partir desta observação levantar questões, temas e problemáticas que nos conduzissem a uma complexificação necessária para a interpretação do que significa o público. Utilizando a Cidade do Porto como campo de trabalho, desafiámo-nos a sair de casa para recolher sinais que nos pudessem fazer compreender o espaço. Construímos um percurso propositadamente indefinido atendendo à variedade das possibilidades, onde a diversidade com que nos deparámos choca de frente com alguns pré-conceitos típicos da análise e da prática do planeamento urbano. Propomo-nos a eliminá-los para conseguir dar lugar à diversidade. Destacamos seis lugares, a Praça do Marquês de Pombal, o Parque do Covelo, o Bairro de Paranhos, a Via de Cintura Interna, a viela, e o Bairro do Outeiro. Colocámo-los sob o olhar da lupa na espectativa de os compreender. A multiplicidade de indícios que os espaços apresentaram não era possível de assimilar de forma rigorosa no tempo da dissertação, mas as sucessivas idas aos lugares revelaram os sinais mais intensos: as Dinâmicas; a Rede; a (In)existência; a Dissonância; o Acaso e a Bricolage, respectivamente. Representámo-los e deixamos que as questões levantadas inundassem a investigação que se pretendia realizar; o número de entradas que se pode encontrar na dissertação é sintoma da complexidade do que significa o público e o antidoto da resposta necessária à compreensão, ainda que algumas delas, pelo tempo do trabalho, sejam lidas com uma injusta leveza. Este público é interpretado na dissertação com a maior abrangência possível, desde as múltiplas formas de o caracterizar, mas também nas formas em que é lido como categoria de espaço. Caminhar entre a diversidade e a indiferença coloca-nos numa posição em que reconhecemos o colectivo como uma necessidade à condição humana. Compreendida esta necessidade resta interpretar as formas de composição deste colectivo e a posição que deve assumir na sociedade.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 202376397
URI: https://hdl.handle.net/10216/124195
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FAUP - Dissertação

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