Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123999
Author(s): Bruna Raquel Couto Monteiro
Title: Diversidade cultural na educação: crenças culturais e linguísticas e envolvimento parental dos profissionais
Issue Date: 2019-11-13
Description: O contexto europeu depara-se atualmente com um cenário repleto de desigualdadessociais e educacionais, devido ao crescente aumento da diversidade social e cultural. Importacompreender o impacto que esta adversidade poderá ter nas atitudes e ações dos profissionaisem contextos culturalmente e etnicamente diversos. Existem alguns estudos que abordameste tópico, no entanto, a literatura disponível prevalece relativamente escassa. Nestesentido, o presente trabalho tem como propósito fornecer informações atualizadas sobre asrelações entre as carateristicas multiculturais do contexto profissional e as crenças deassimilação, crenças multilingue, práticas multiculturais dos profissionais e o tipo de relaçãoque estes estabelecem com os pais. Ao todo, participaram no estudo 93 profissionaisPortugueses, a trabalhar em diferentes tipos de contextos educacionais. Os resultadosmostram que prevalecem atitudes positivas em relação à diversidade. No entanto,verificaram-se associações negativas entre uma maior diversidade cultural e as crençasmultilingue: quanto maior a diversidade cultural, menos positivas foram as crençasmultilingue. Os participantes com elevadas crenças de assimilação, apresentaram menorescrenças multilingues, havendo assim uma tendência para a desvalorização de outras línguase supremacia à língua dominante. Relativamente à relação com os pais, na presença de umamaior diversidade, estes profissionais valorizam o papel dos pais na tomada de decisão, masdemonstram uma menor partilha de valores com os pais. Perante uma elevada proporção decrianças de línguas minoritárias, os participantes tendem a envolver-se menos com asfamílias. Estas evidências demonstram que um contexto profissional culturalmente diversopoderá revelar-se tanto um risco, como uma oportunidade, para os profissionais da educação.Neste sentido, estes deverão ser devidamente preparados, através da criação eimplementação de políticas e programas de formação que explorem as necessidades dosprofessores de uma sala de aula multicultural. Além disto, deverá realizar-se um processo deconscientização social acerca das carateristicas de cada família minoritária, para que osprofissionais sejam apoiados no estabelecimento de um compromisso de resposta real eajustado.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311899
URI: https://hdl.handle.net/10216/123999
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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