Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/123970
Author(s): | Dominique Beyer Fiúza da Rocha |
Title: | Estudo exploratório sobre associação entre a adaptação académica e indicadores da perturbação de hiperatividade e défice de atenção em estudantes do ensino superior |
Issue Date: | 2019-11-11 |
Description: | O presente trabalho teve como principal objetivo explorar a existência de associações entre a adaptação académica, a presença de indicadores de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a gestão e a participação académica. Foram administrados três questionários, o Questionário das Vivências Académicas (QVA-r), o Adult Self Report Scale (ASRS-v1.1), assim como um questionário por nós desenvolvido para o efeito, garantindo a caracterização sociodemográfica e académica dos participantes, recolhendo-se dados relativos ao empenho na realização do curso, envolvimento e participação curricular, gestão de tarefas académicas e satisfação com o curso. Neste estudo participaram 230 estudantes que se encontram na licenciatura, 174 (75.7%) do sexo feminino e 56 (24.3%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos (M = 20.31, DP = 1.81). Os resultados apontam para a existência de associações entre indicadores da PHDA e a adaptação académica, sugerindo que a adaptação académica é mais elevada quanto menor forem os indicadores de PHDA. Os estudantes do primeiro ano manifestam uma adaptação académica geral superior à dos do segundo ou do terceiro ano, identificando-se a situação inversa apenas no domínio que se relaciona com as competências de estudo, na qual os estudantes do terceiro ano indicam uma melhor adaptação. A utilidade deste estudo prende-se com a importância de identificar fatores que se influenciam a qualidade da adaptação académica ao Ensino Superior, particularmente a presença de indicadores da PHDA, algo que ainda não foi explorado no contexto universitário português. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202311740 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/123970 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
365674.pdf Restricted Access | Estudo exploratório sobre associação entre a adaptação académica e indicadores da perturbação de hiperatividade e défice de atenção em estudantes do ensino superior | 534.52 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.