Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123970
Author(s): Dominique Beyer Fiúza da Rocha
Title: Estudo exploratório sobre associação entre a adaptação académica e indicadores da perturbação de hiperatividade e défice de atenção em estudantes do ensino superior
Issue Date: 2019-11-11
Description: O presente trabalho teve como principal objetivo explorar a existência de associações entre a adaptação académica, a presença de indicadores de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a gestão e a participação académica. Foram administrados três questionários, o Questionário das Vivências Académicas (QVA-r), o Adult Self Report Scale (ASRS-v1.1), assim como um questionário por nós desenvolvido para o efeito, garantindo a caracterização sociodemográfica e académica dos participantes, recolhendo-se dados relativos ao empenho na realização do curso, envolvimento e participação curricular, gestão de tarefas académicas e satisfação com o curso. Neste estudo participaram 230 estudantes que se encontram na licenciatura, 174 (75.7%) do sexo feminino e 56 (24.3%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos (M = 20.31, DP = 1.81). Os resultados apontam para a existência de associações entre indicadores da PHDA e a adaptação académica, sugerindo que a adaptação académica é mais elevada quanto menor forem os indicadores de PHDA. Os estudantes do primeiro ano manifestam uma adaptação académica geral superior à dos do segundo ou do terceiro ano, identificando-se a situação inversa apenas no domínio que se relaciona com as competências de estudo, na qual os estudantes do terceiro ano indicam uma melhor adaptação. A utilidade deste estudo prende-se com a importância de identificar fatores que se influenciam a qualidade da adaptação académica ao Ensino Superior, particularmente a presença de indicadores da PHDA, algo que ainda não foi explorado no contexto universitário português.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311740
URI: https://hdl.handle.net/10216/123970
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365674.pdf
  Restricted Access
Estudo exploratório sobre associação entre a adaptação académica e indicadores da perturbação de hiperatividade e défice de atenção em estudantes do ensino superior534.52 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.