Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123963
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dc.creatorMaria Teresa Aguiar Pereira Botelho Martins
dc.date.accessioned2020-05-20T23:12:11Z-
dc.date.available2020-05-20T23:12:11Z-
dc.date.issued2019-11-15
dc.date.submitted2019-11-20
dc.identifier.othersigarra:365827
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/123963-
dc.descriptionTendo como base deste trabalho de investigação as temáticas da Educação,Género e Desporto, partimos à descoberta das perceções, das práticas e dossignificados destas temáticas para o campo do contexto escolar.Através da realização de entrevistas semiestruturadas a professores eprofessoras de Educação Física, tentamos perceber o lugar que ocupa o desporto ea atividade física nas escolas, e a perceção dos/as docentes entrevistados acercadas questões da participação e das desigualdades nas práticas físicas e desportivase se, de alguma forma, as suas ações pedagógicas enquanto docentes podem ounão influenciar este envolvimento dos alunos no Desporto e na Educação Física.Foi possível verificarmos a existência de algumas lacunas entre o que estáestipulado e definido em documentos oficiais como objetivos fundamentais dadisciplina de Educação Física e do Desporto na escola e aquelas que são,efetivamente, as práticas e as rotinas relatadas pelos/as docentes entrevistados.Estas lacunas têm-se refletido num foco quase que exclusivo na vertente prática etécnica de determinadas modalidades desportivas, e nem tanto no que à pedagogiados processos de ensino-aprendizagem dizem respeito, o que tem originado umavisão lúdica da disciplina e sua relegação para planos secundários na formaçãodos/as jovens.Esta tendência na supremacia das questões técnico-práticas, muito vincadasna cultura desportiva, face a outras componentes, permitiu-nos também concluirque, apesar das questões da valorização das individualidades de cada um e daspróprias questões de género serem uma preocupação para estes docentes, a verdadeé que através da interpretação dos seus discursos se percebe que estaspreocupações ainda não se traduzem completamente nas suas práticas. Pelo que, oDesporto para todos e a Educação Física como meio de integração, nesteparadigma mais praticista, acaba por ficar um pouco aquém das suas mais-valiasformativas esperadas.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleDesporto na escola: uma análise de perceções de docentes: da pedagogia ao género
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202311058
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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