Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/123963
Author(s): | Maria Teresa Aguiar Pereira Botelho Martins |
Title: | Desporto na escola: uma análise de perceções de docentes: da pedagogia ao género |
Issue Date: | 2019-11-15 |
Description: | Tendo como base deste trabalho de investigação as temáticas da Educação,Género e Desporto, partimos à descoberta das perceções, das práticas e dossignificados destas temáticas para o campo do contexto escolar.Através da realização de entrevistas semiestruturadas a professores eprofessoras de Educação Física, tentamos perceber o lugar que ocupa o desporto ea atividade física nas escolas, e a perceção dos/as docentes entrevistados acercadas questões da participação e das desigualdades nas práticas físicas e desportivase se, de alguma forma, as suas ações pedagógicas enquanto docentes podem ounão influenciar este envolvimento dos alunos no Desporto e na Educação Física.Foi possível verificarmos a existência de algumas lacunas entre o que estáestipulado e definido em documentos oficiais como objetivos fundamentais dadisciplina de Educação Física e do Desporto na escola e aquelas que são,efetivamente, as práticas e as rotinas relatadas pelos/as docentes entrevistados.Estas lacunas têm-se refletido num foco quase que exclusivo na vertente prática etécnica de determinadas modalidades desportivas, e nem tanto no que à pedagogiados processos de ensino-aprendizagem dizem respeito, o que tem originado umavisão lúdica da disciplina e sua relegação para planos secundários na formaçãodos/as jovens.Esta tendência na supremacia das questões técnico-práticas, muito vincadasna cultura desportiva, face a outras componentes, permitiu-nos também concluirque, apesar das questões da valorização das individualidades de cada um e daspróprias questões de género serem uma preocupação para estes docentes, a verdadeé que através da interpretação dos seus discursos se percebe que estaspreocupações ainda não se traduzem completamente nas suas práticas. Pelo que, oDesporto para todos e a Educação Física como meio de integração, nesteparadigma mais praticista, acaba por ficar um pouco aquém das suas mais-valiasformativas esperadas. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202311058 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/123963 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
365827.pdf Restricted Access | Desporto na escola: uma análise de perceções de docentes: da pedagogia ao género | 515.8 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.