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https://hdl.handle.net/10216/123813
Autor(es): | Beatriz Rocha Melo |
Título: | Relações jardim de infância-famílias na perspectiva dos atores envolvidos: crianças, pais e educadora |
Data de publicação: | 2019-11-13 |
Descrição: | Realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Educação,Comunidade e Mudança Social, a presente dissertação visa contribuir para os estudos quese têm dedicado a compreender as relações entre as famílias e as instituiçõessocioeducativas para a educação de infância.No diálogo com as Ciências da Educação e os Estudos da Infância é repensada aimportância de dois dos principais contextos em ocorre o desenvolvimento humano dainfância nas sociedades atuais, o Jardim de Infância e a(s) família(s), e consideradas nãoapenas as perspectivas dos seus representantes habituais, pais (mães e pais) ouencarregadas(os) de educação, mas igualmente o que as crianças têm a dizer acercadaquelas relações. A pesquisa qualitativa, realizada ao longo de 4 meses com um grupode crianças da sala de um JI público na área metropolitana do Porto, mobilizou aobservação participante de interações entre a educadora, as crianças e suas famílias,entrevistas e conversas informais com a educadora e as crianças e, ainda, entrevistas aquatro encarregados de educação.A análise permite afirmar que i) todos os atores sublinham a importância da açãoda educadora no dia a dia, vista como chave para estreitar as relações com as famílias eassegurar o bem estar das crianças; ii) as famílias mostram interesse e participam no JI,fazendo com que as crianças percebam aquelas relações como extensões familiares masestreitamente ligadas a certas rotinas do JI; iii) no brincar das crianças no JI as suasreinterpretações de cenas da família são acolhidas e as suas conversas expandidas.Disponibilidade, abertura à expressão de afetos e subjetividades infantis, e ao diálogo epresença parentais, constituem aspetos relevantes das práticas educativas observadas,geradoras de sentimentos de segurança, reconhecimento e respeito. A valorização pessoale pedagógica das experiências vivenciadas pelas crianças fora do JI nas/com as suasfamílias, permitiram informar boas práticas em que famílias e educadores convergiram ecooperaram na união dos seus esforços educativos em prol das crianças. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202303497 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/123813 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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