Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123471
Author(s): Sara Isabel Poças Fernandes da Silva
Title: Formação de professores em Angola: conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento
Issue Date: 2019-10-28
Description: Angola, situada na África Austral, passou por um longo período de conflito armado, que terminou em 2002, e que levou a um conjunto de reformas sob a influência de várias agências internacionais, como é o caso da reforma do Sistema de Educação (2001-2012) e da reestruturação da formação de professores preconizada no Plano Mestre de Formação de Professores em Angola (PMFP) (2008-2015). Face a este cenário de reconstrução educativa, pretende-se compreender em que medida as agendas globalmente estruturadas influenciam as políticas de formação de professores em Angola, em especial o papel da cooperação internacional. Especificamente, o estudo visa identificar e analisar efeitos da cooperação internacional, em particular da cooperação portuguesa, na formação de professores, a nível do ensino secundário, em três províncias de Angola: Benguela, Cabinda e Kunene. Neste estudo multicasos opta-se por uma metodologia qualitativa e interpretativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação participante. Foi realizada análise de conteúdo temática das entrevistas e das notas de campo. No estudo dos documentos recorreu-se à análise em discurso. Verifica-se que as províncias em estudo, apesar de serem diferentes, têm um funcionamento do sistema educativo muito semelhante, principalmente na formação inicial de professores. Ainda que a implementação dos projetos de cooperação internacional não seja sistemática e eficiente, estes projetos, pela via da importação de políticas, têm uma forte influência nas políticas de formação de professores, o que leva a uma necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores, principalmente da formação contínua. Mais se conclui que o programa Saber Mais tem contribuído para a implementação da metodologia da abordagem por competências, apresentada no PMFP, e para a melhoria das práticas laboratoriais dos professores de ciências. Este resultado indica que Angola precisa de uma cooperação para o desenvolvimento que parta das necessidades das pessoas, e não de influências de agendas internacionais importadas, e de valorizar o professor através da formação inicial e contínua e da progressão na carreira.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101436386
URI: https://hdl.handle.net/10216/123471
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

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