Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/122239
Autor(es): | Diana Fernandes Brás |
Título: | Os discursos que nos governam: exercitar o pensamento crítico para não ser de tal forma governado |
Data de publicação: | 2019-09-11 |
Descrição: | A partir da experiência de estágio e de um inusitado encontro entre doispensadores, Jacotot e Lutero, reconheceu-se a necessidade da tomada de umaatitude crítica em relação aos discursos que governam a escola de hoje e aforma como se vê a educação artística. Esquadrinhando os documentos doPrograma de Desenho e do Perfil do Aluno para o séc. XXI, buscaram-se osindícios que revelem a racionalidade que os atravessam, procurandocompreendê-la através das suas diversas marcas.A construção de uma unidade de trabalho de Desenho, no contexto deestágio, experimenta uma prática educativa que tenta abrir espaço àinterrogação da verdade do desenho escolar, num exercício de pensamentocrítico. Num esforço por afirmar o processo de desenho como sendo o desenhoem si mesmo, revela-se a tensão entre a governação dos dispositivos de poderna escola e o pensamento crítico como resistência a ser de tal modo governado. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202285367 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/122239 |
Tipo de Documento: | Relatório de Estágio |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
351427.3.pdf Restricted Access | Os discursos que nos governam: exercitar o pensamento crítico para não ser de tal forma governado | 778.73 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
351427.1.pdf Restricted Access | Anexo 2 | 157.95 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
351427.pdf Restricted Access | Anexo 3 | 77.05 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
351427.2.pdf Restricted Access | Anexo 1 | 160.87 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.