Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/122095
Author(s): | Diana Concepcion da Costa Tavares |
Title: | Despertar do pensamento criativo: repensar a participação dos discentes na escola |
Issue Date: | 2019-07-09 |
Description: | O presente relatório resulta da prática pedagógica, no Instituto das Artes e da Imagem, no âmbito da lecionação da disciplina de Desenho. A análise dos documentos orientadores da prática, desde os que são elaborados pelo Ministério da Educação aos de orientação escolar, passando pela leitura da disciplina de Desenho naquele Instituto, às suas respetivas práticas pedagógicas, permitiu dar conta das conceções de educação, professor e aluno em presença bem como da existência de alguns dos paradoxos naquela trilogia. Neste sentido, perante os paradoxos e as problemáticas para que remetem enuncio uma possibilidade pedagógica que vá ao encontro da trilogia referida e que harmonise a sua co-existência. Na descrição e análise das Unidades de Trabalho desenvolvidas, e dentro dos corredores de liberdade que alcancei, procuro refletir de que modos procurei criar essa interrelação harmoniosa para intervir no sentido da promoção de um pensamento criativo e da participação dos discentes nas atividades realizadas no âmbito da lecionação de Desenho. A experiência vivida leva-me ainda a refletir acerca da educação artística, quer dentro da sala de aula, quer fora, no macro espaço da comunidade educativa. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202276767 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/122095 |
Document Type: | Relatório de Estágio |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
349267.pdf Restricted Access | Despertar do pensamento criativo: repensar a participação dos discentes na escola | 11.11 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.