Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122095
Author(s): Diana Concepcion da Costa Tavares
Title: Despertar do pensamento criativo: repensar a participação dos discentes na escola
Issue Date: 2019-07-09
Description: O presente relatório resulta da prática pedagógica, no Instituto das Artes e da Imagem, no âmbito da lecionação da disciplina de Desenho. A análise dos documentos orientadores da prática, desde os que são elaborados pelo Ministério da Educação aos de orientação escolar, passando pela leitura da disciplina de Desenho naquele Instituto, às suas respetivas práticas pedagógicas, permitiu dar conta das conceções de educação, professor e aluno em presença bem como da existência de alguns dos paradoxos naquela trilogia. Neste sentido, perante os paradoxos e as problemáticas para que remetem enuncio uma possibilidade pedagógica que vá ao encontro da trilogia referida e que harmonise a sua co-existência. Na descrição e análise das Unidades de Trabalho desenvolvidas, e dentro dos corredores de liberdade que alcancei, procuro refletir de que modos procurei criar essa interrelação harmoniosa para intervir no sentido da promoção de um pensamento criativo e da participação dos discentes nas atividades realizadas no âmbito da lecionação de Desenho. A experiência vivida leva-me ainda a refletir acerca da educação artística, quer dentro da sala de aula, quer fora, no macro espaço da comunidade educativa.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202276767
URI: https://hdl.handle.net/10216/122095
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
349267.pdf
  Restricted Access
Despertar do pensamento criativo: repensar a participação dos discentes na escola11.11 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.