Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFilipa Cristina Romualdo de Carvalho Araújo Santos
dc.date.accessioned2019-09-05T23:08:42Z-
dc.date.available2019-09-05T23:08:42Z-
dc.date.issued2017-11-13
dc.date.submitted2019-09-05
dc.identifier.othersigarra:348686
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/122066-
dc.descriptionA presente investigação propõe o estudo da obra de Heinrich Tessenow à luz do único ponto de vista em que o próprio autor gostaria de ter sido tomado em consideração, isto é, à luz da coerência entre a sua prática e os pressupostos teóricos que lhe são subjacentes. Para o fazer, recorremos à leitura de Hausbau und dergleichen1 e posteriormente à confrontação do pensamento teórico expresso nos textos do autor com a sua obra projectada e/ou construída, que tivemos a oportunidade de conhecer e visitar.A dissertação estrutura-se em duas partes distintas que devem contudo ser lidas como as duas faces de uma mesma moeda. A primeira parte - escritos - procura interpretar, a partir dos oito capítulos de Hausbau und dergleichen, e demonstrar, através da análise de um conjunto de obras seleccionadas, o modo como Tessenow enfrentou aquelas questões mais gerais que podem sempre colocar-se na prática do projecto arquitectónico - como a relação entre as formas e o desenvolvimento da técnica, como as noções de ordem, de uniformidade e repetição, de regularidade e simetria, e ainda o valor da simplificação formal e do ornamento. A segunda parte - obras e projectos - documenta de modo integral os vários casos de estudo analisados, para que o leitor possa acompanhar o percurso por nós sugerido. Neste sentido - e cumprindo o desejo de Tessenow - os textos e a exemplificação dedicada dos [seus] trabalhos poderão, em conjunto, ser mais claramente compreendidos.
dc.description.abstractThe present investigation aims to study the work of Heinrich Tessenow in the light of the only point of view in which the author himself would like to have been taken into account, that is to say, in the light of the coherence between his practice and the theoretical principles underlied to it. In order to do so, we started by reading the book Hausbau und dergleichen1 and then we confronted the theoretical approach expressed in the author's texts with some of his projects/built works, which we had the chance to know and visit.The dissertation is structured in two distinct parts which must however be considered as the two faces of the same coin. The first part - writings - seeks to interpret, according to the eight chapters of Hausbau und dergleichen, and to demonstrate, through the analysis of a set of selected works, the particular way how Tessenow faced those general questions that can always be raised into the practice of an architectural project - such as the relationship between forms and techniques, such as notions of order, uniformity and repetition, regularity and symmetry, and even the value of the formal simplification and the ornament. The second part - works and projects - proceeds with a fully documentation of the works earlier analyzed, so that the reader would be able to follow the path suggested by us.In this sense - and fulfilling the desire of Tessenow - the texts and the dedicated exemplification of [his] works may together be more clearly understood
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleHeinrich Tessenow - elementos lógicos da composição arquitectónica
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
348686.pdf
  Restricted Access
Heinrich Tessenow - elementos lógicos da composição arquitectónica258.94 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.