Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/121998
Autor(es): Pedro Pereira Sarmento
Título: A actividade musical como ponte para o contacto com as ciências da computação
Data de publicação: 2019-07-22
Resumo: Historically, several points of contact are known between music and concepts in the areas of scientific study. This project aims to explore and understand the potential of these relationships, focusing on musical activity as a bridge for topics related with computer science. Through a partnership with the Educational Service of the Orquestra de Jazz de Matosinhos, activities were developed and implemented in the form of practical workshops, with participants from Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos county, in order to find out how strategies and approaches based on musical activity can enhance contact with computer science and programming. The methodology used was guided by an initial literature review, followed by a practical implementation of sessions with the participants, ending in two moments of public presentation of the works developed, being supported by a final phase of gathering testimonies and comments by those involved . Given the results obtained, it is believed that successful practices and strategies were developed that, inserted in the context of these sessions, respond to the objectives of this dissertation.
Descrição: Historicamente, são conhecidos vários pontos de contacto entre a música e conceitos das áreas de estudo científico. Este projeto visa explorar e compreender o potencial destas relações, apostando na atividade musical como uma ponte de contacto para tópicos das ciências da computação. Surgindo através de uma parceria com o Serviço Educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos, foram desenvolvidas e implementadas atividades sob a forma de workshops práticos, com participantes da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, do concelho de Matosinhos, tendo como objetivo apurar de que forma é que estratégias e abordagens baseadas na atividade musical potenciam o contacto com as ciências da computação e a programação. A metodologia utilizada foi direcionada por uma revisão de literatura inicial, seguida de uma implementação prática de sessões com os participantes, terminando em dois momentos de apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos, sendo suportada por uma fase final de recolha de testemunhos e comentários por parte dos envolvidos. Face aos resultados obtidos, acredita-se terem sido desenvolvidas, com sucesso, práticas e estratégias que, inseridas no contexto das referidas sessões, respondem aos objetivos desta dissertação.
Assunto: Outras ciências da engenharia e tecnologias
Other engineering and technologies
Áreas do conhecimento: Ciências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology::Other engineering and technologies
Identificador TID: 202396886
URI: https://hdl.handle.net/10216/121998
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
347866.pdfA atividade musical como ponte para o contacto com as ciências da computação2.8 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.