Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121957
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dc.creatorMaria Alzira Viseu Miranda de Castro
dc.date.accessioned2019-08-23T23:08:10Z-
dc.date.available2019-08-23T23:08:10Z-
dc.date.issued2019-07-25
dc.date.submitted2019-08-23
dc.identifier.othersigarra:347286
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121957-
dc.descriptionEsta dissertação surge da possibilidade de recuperar dezCasas de Água na região demarcada do Douro, antesligadas apenas à produção agrícola, e de as reconverter,agora, para turismo em espaço rural.Como ponto de partida para o projecto, e porqueapresentam todas elas áreas muito diminutas, estudaram--se casos de estudo ligados à temática do habitar emespaços mínimos, recorrendo a três casos associadosa três personalidades: um arquitecto - Le Corbusier, umfilósofo - Heidegger, e um escritor - Thoreau.Agregadas as várias leituras numa opinião, importa fazera transposição para o objecto de estudo: as dez Casasde Água, tentando encontrar uma solução construtivaadaptável às diferentes proporções das casas, mas com aunidade de conjunto que se impõe.Durante o desenvolvimento do trabalho uma questãosurgia, recorrente: quando deve a arquitectura impor--se à paisagem? E quando se trata de uma paisagem jáprofundamente alterada pelo homem, em que o exercíciode a imaginar no seu estado natural, sem qualquerintervenção humana, é quase impossível, e em que aespontaneidade da natureza e a criação/construçãohumana se fundem num acto único, irrepetível?Uma regra se impunha: intervir sem adulterar, transformaracrescentando algo, mas sempre com a intenção depreservar a continuidade do carácter do lugar.
dc.description.abstractThis dissertation arises from the possibility of recovering tenWater Houses in demarcated region of Douro, previouslyrelated to agricultural production and to reconvert them totourism in a rural space.As a starting point for the project, and because all ofthem are very small in terms of space, it was made ananalyses related to the subject of dwelling in minimalspaces, approaching three concrete cases from differentpersonalities: an architect - Le Corbusier, a philosopher -Heidegger, and a writer - Thoreau.Once connected all the reading in one opinion, it isimportant to make the transition to the case-study: the tenWater Houses, trying to find a constructive solution than canbe adapted to the different proportions of each house, butstill with a concept through them all.During the progress of the work a question was arising,recurrent: when should architecture impose itself on thelandscape? And when it comes to a landscape alreadydeeply transformed by man, in which the exercise ofimagining it in its natural state, without any humanintervention, is almost impossible, and in which thespontaneity of nature and human creation / constructionmerge into one single act, unrepeatable?A rule was settled: to intervene without adulteration, totransform adding something, but always with the intentionof preserving the continuity of the character of the place.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleHabitar, Casas de água
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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