Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLúcia de Carvalho Paiva
dc.date.accessioned2019-07-25T23:22:30Z-
dc.date.available2019-07-25T23:22:30Z-
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019-07-25
dc.identifier.othersigarra:343989
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121403-
dc.descriptionOs conhecimentos relativos à Gestão são cada vez mais importantes na sociedade, que é composta por organizações cada dia mais complexas e em constantes processos de mudança. O estilo de gestão de uma escola é determinante para o desenvolvimento e aproveitamento de todas as suas potencialidades enquanto organização, sendo ao Órgão de Gestão que compete gerir os interesses e as motivações de toda a comunidade, rumo aos objetivos definidos, respeitando as políticas educativas superiormente definidas. A presente dissertação tem como propósito central analisar a dinâmica e valor do Desporto Escolar enquanto componente extracurricular, no contexto de gestão de uma escola. Complementarmente foram designados os seguintes objetivos: (i) identificar a representatividade do desporto escolar na definição da política escolar; (ii) analisar a contribuição do desporto escolar para a dinâmica da escola e do PEE; (iii) caracterizar as atividades de gestão relativas ao setor desportivo da escola; (iv) captar a opinião da comunidade escolar relativamente à gestão desportiva realizada pela Direção da escola; (v) identificar fatores que contribuem e dificultam o desenvolvimento da gestão desportiva na escola. Este estudo configura-se como um Estudo de Caso focado na dinâmica do Desporto Escolar levadas a cabo na Escola La Salle Manaus. Em termos metodológicos recorreu-se à análise qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. Os dados recolhidos resultaram dos documentos disponíveis na escola e em seu website e inquéritos por questionários aplicados a diferentes sujeitos integrantes da comunidade educativa (diretor da escola, coordenadores de ensino, coordenador do Desporto Escolar, professores e alunos do Desporto Escolar), considerados estrategicamente importantes para o desenvolvimento das atividades. Para tratamento dos dados utilizou-se estatística descritiva básica e análise temática. Constatou-se, que os procedimentos de gestão são determinantes na dinamização das atividades do Desporto Escolar e confirma-se o importantíssimo papel que o Desporto Escolar desempenha na escola, cuja organização e cultura interna está orientada para a excelência.
dc.description.abstractKnowledge about Management is increasingly important in society, which is composed of organizations that are increasingly complex and constantly changing. The management style of a school is decisive for the development and use of all its potential as an organization, and the Management Body is responsible for managing the interests and motivations of the whole community, towards the defined objectives, respecting the educational policies superiorly defined. The purpose of this dissertation is to analyze the dynamics and value of School Sport as an extracurricular component in the context of school management. In addition, the following objectives were designated: (i) identify the representativeness of school sports in the definition of school policy; (ii) analyze the contribution of school sports to the dynamics of the school and PEE; (iii) characterize the management activities related to the sports sector of the school; (iv) capture the opinion of the school community regarding the sports management carried out by the school's management; (v) identify factors that contribute to and hinder the development of sports management at school. This study is configured as a Case Study focused on the dynamics of School Sport carried out at the La Salle School in Manaus. Methodologically, we used qualitative and quantitative analysis, with exploratory and descriptive objectives. The data collected came from the documents available at the school and on its website and questionnaires applied to different subjects of the educational community (school director, school coordinators, School Sports Coordinator, School Sport teachers and students), considered strategically important for the development of activities. Basic descriptive statistics and thematic analysis were used for data treatment. It was verified that the management procedures are decisive in the dynamization of the activities of School Sports and it confirms the very important role that School Sport plays in the school, whose organization and internal culture is oriented towards excellence.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOutras ciências sociais
dc.subjectOther social sciences
dc.titleGestão do Desporto Escolar: Estudo de caso na Escola La Salle Manaus
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid202266834
dc.subject.fosCiências sociais::Outras ciências sociais
dc.subject.fosSocial sciences::Other social sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Gestão Desportiva
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
343989.pdfGestão do Desporto Escolar: Estudo de caso na Escola La Salle Manaus1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.