Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121242
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dc.creatorHelena Maria Dias Espassandim
dc.date.accessioned2022-09-13T07:01:53Z-
dc.date.available2022-09-13T07:01:53Z-
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019-07-22
dc.identifier.othersigarra:343425
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121242-
dc.descriptionDevida à rápida expansão a nível global dos veículos elétricos (VEs), surge a necessidade de desenvolver parques de estacionamento para VEs, de forma a dar resposta às necessidades de carregamento dos mesmos e simultaneamente utilizá-los em benefício das smart grids. No entanto, o aumento do número de VEs nos sistemas de distribuição requer uma atenção redobrada, caso contrário, a fiabilidade do sistema de energia poderá ser comprometida. Assim, parques de estacionamento de VEs poderão representar uma solução evitar problemas de estabilidade. A instalação de painéis fotovoltaicos em parques de estacionamento tem vindo a ganhar interesse como uma abordagem apropriada para o seu design e operação, sendo uma solução acessível e conveniente para o carregamento de VEs. Dado que os VEs se encontram estacionados durante consideráveis períodos de tempo durante o dia, especialmente em grandes centros urbanos, podem ser carregados diretamente através de energia solar fotovoltaica. Deste modo, o objetivo da presente dissertação foca-se na operação ótima de um parque de estacionamento de VEs com cobertura fotovoltaica, considerando diferentes parâmetros tais como as condições meteorológicas e o comportamento dos utilizadores de VEs. Esta análise resultará em encontrar a solução ótima da operação do parque de estacionamento do ponto de vista do proprietário/operador, minimizando os custos de operação e maximizando os serviços fornecidos à rede.
dc.description.abstractDue to the rapidly increasing share of electric vehicles (EVs) worldwide, there will be a need to offer many EV parking lots, to provide for their charging requirements in addition to attempting to fully utilize them for the benefit of future smart grids. However, increasing EVs penetration in such systems has to be planned with extra care, otherwise it might instead be a source of problems to grid reliability. Hence, well-operated EV parking lots can be a good solution to increase system stability. Equipping the parking lots with rooftop photovoltaics (PVs) has been gaining interest as a good approach for their design and operation, being an opportune and reasonably priced solution for EV charging needs. On this basis, when EVs are parked for a considerable period of time during the day, particularly in the mostly located near urban populations hubs, they can be charged directly by the solar generation. Accordingly, the aim of this paper is to provide a feasible solution for optimal operation of a PV-equipped EV parking lot, considering several parameters including weather conditions and EV driver's behaviors. This analysis will result in finding the optimal strategy for the operation of the parking lot from the owner/operator perspective in order to minimize costs and maximize services provided to the grid.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleOptimal Operation of a Rooftop Photovoltaic Electric Vehicle Parking Lot
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid202392562
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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343425.pdfOperação ótima de um estacionamento de veículos elétricos com cobertura fotovoltaica8.73 MBAdobe PDFThumbnail
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