Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/121039
Autor(es): | Luísa Maria Oliveira Carneiro |
Título: | Participação das crianças em contexto de jardim de infância: estudo de caso |
Data de publicação: | 2019-07-04 |
Descrição: | Um contexto educativo de qualidade é aquele que pode ter impacto positivo no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Um ambiente cuidadosamente preparado encoraja a iniciativa, o desenvolvimento de competências sociais, a autonomia e a responsabilidade nas crianças. Ainda que sejam conceitos distintos, os pressupostos da qualidade e da participação interrelacionam-se, sendo possível verificar que salas que se apresentem como sendo de maior qualidade, proporcionam melhores oportunidades de participação. Ao proporcionar oportunidades para que a criança expresse as suas ideias, ao ouvir a sua perspetiva e atribuindo o devido peso na tomada de decisão, está-se a garantir o seu direito à participação. O presente estudo pretende caracterizar práticas promotoras da participação da criança e o modo como se espelham nas salas de pré-escolar. Participaram no estudo 13 salas de jardim de infância de um agrupamento de escolas do distrito do Porto, bem como as respetivas educadoras e crianças. Em cada sala foram realizadas duas observações naturalistas, em momentos distintos, tendo sido efetuada uma análise de conteúdo temática dos registos dessas observações. Os resultados obtidos sugerem a existência de práticas promotoras da participação através de interações entre educadora-criança que apoiam a autonomia e têm em consideração a perspetiva da criança, proporcionando-lhes oportunidades de iniciativa, escolha e influência nas atividades. Discute-se a relação entre os conceitos de qualidade e de participação no contexto educativo e reflete-se sobre as implicações dos resultados obtidos para estudos futuros, bem como para o desenvolvimento profissional de educadores de infância. |
Assunto: | Psicologia Psychology |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
Identificador TID: | 202262537 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/121039 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
341633.pdf Restricted Access | Participação das crianças em contexto de jardim de infância: estudo de caso | 358.1 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.