Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/121039
Autor(es): Luísa Maria Oliveira Carneiro
Título: Participação das crianças em contexto de jardim de infância: estudo de caso
Data de publicação: 2019-07-04
Descrição: Um contexto educativo de qualidade é aquele que pode ter impacto positivo no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Um ambiente cuidadosamente preparado encoraja a iniciativa, o desenvolvimento de competências sociais, a autonomia e a responsabilidade nas crianças. Ainda que sejam conceitos distintos, os pressupostos da qualidade e da participação interrelacionam-se, sendo possível verificar que salas que se apresentem como sendo de maior qualidade, proporcionam melhores oportunidades de participação. Ao proporcionar oportunidades para que a criança expresse as suas ideias, ao ouvir a sua perspetiva e atribuindo o devido peso na tomada de decisão, está-se a garantir o seu direito à participação. O presente estudo pretende caracterizar práticas promotoras da participação da criança e o modo como se espelham nas salas de pré-escolar. Participaram no estudo 13 salas de jardim de infância de um agrupamento de escolas do distrito do Porto, bem como as respetivas educadoras e crianças. Em cada sala foram realizadas duas observações naturalistas, em momentos distintos, tendo sido efetuada uma análise de conteúdo temática dos registos dessas observações. Os resultados obtidos sugerem a existência de práticas promotoras da participação através de interações entre educadora-criança que apoiam a autonomia e têm em consideração a perspetiva da criança, proporcionando-lhes oportunidades de iniciativa, escolha e influência nas atividades. Discute-se a relação entre os conceitos de qualidade e de participação no contexto educativo e reflete-se sobre as implicações dos resultados obtidos para estudos futuros, bem como para o desenvolvimento profissional de educadores de infância.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 202262537
URI: https://hdl.handle.net/10216/121039
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
341633.pdf
  Restricted Access
Participação das crianças em contexto de jardim de infância: estudo de caso358.1 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.