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https://hdl.handle.net/10216/121013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Helena Sofia Rodrigues Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T17:39:06Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T17:39:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-03 | |
dc.date.submitted | 2019-07-09 | |
dc.identifier.other | sigarra:341666 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/121013 | - |
dc.description | Os tempos que correm apresentam-se extremamente acelerados e exigentes, com múltiplas circunstâncias potenciadoras de stress, trauma e luto. Contudo, novas abordagens de intervenção vão surgindo, e a prática de Mindfulness tem-se verificado eficaz na redução dos sintomas associados ao stress, luto ou trauma. A classe profissional docente é das mais propensas a elevados níveis de stress, assim como os indivíduos são, em geral, vulneráveis a condições de luto e trauma. Este trabalho pretende: identificar programas de gestão de stress aplicados em professores, com avaliação de eficácia, bem como caracterizá-los no sentido de facilitar a sua implementação futura; identificar e caracterizar programas de intervenção baseados no Mindfulness que atuem no trauma e luto. Foram realizadas duas revisões de literatura, uma de programas de gestão de stress com avaliação de eficácia, aplicados em professores, e outra de programas de Mindfulness aplicados em contexto de trauma e/ou luto. As pesquisas foram realizadas entre março de 2018 e abril de 2019, na EBSCO Discovery, EBSCOhost e Scopus. Foram identificados 28 estudos para o tema dos professores e 30 para o tema do trauma/luto. A maioria dos programas identificados reportou melhorias nos sintomas de stress, e de trauma/luto, bem como no bem-estar em geral e na autorregulação emocional. É importante que a Psicologia sensibilize para a gestão do stress e do trauma/luto e promova a aplicação de programas cientificamente avaliados. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Psicologia | |
dc.subject | Psychology | |
dc.title | Aplicabilidade de programas de mindfulness: gestão de stress em professores e intervenção no trauma e luto | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202262464 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Psicologia | |
dc.subject.fos | Social sciences::Psychology | |
thesis.degree.discipline | Mestrado Integrado em Psicologia | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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341666.pdf | Aplicabilidade de programas de mindfulness: gestão de stress em professores e intervenção no trauma e luto | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
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