Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121013
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dc.creatorHelena Sofia Rodrigues Carvalho
dc.date.accessioned2022-09-15T17:39:06Z-
dc.date.available2022-09-15T17:39:06Z-
dc.date.issued2019-07-03
dc.date.submitted2019-07-09
dc.identifier.othersigarra:341666
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121013-
dc.descriptionOs tempos que correm apresentam-se extremamente acelerados e exigentes, com múltiplas circunstâncias potenciadoras de stress, trauma e luto. Contudo, novas abordagens de intervenção vão surgindo, e a prática de Mindfulness tem-se verificado eficaz na redução dos sintomas associados ao stress, luto ou trauma. A classe profissional docente é das mais propensas a elevados níveis de stress, assim como os indivíduos são, em geral, vulneráveis a condições de luto e trauma. Este trabalho pretende: identificar programas de gestão de stress aplicados em professores, com avaliação de eficácia, bem como caracterizá-los no sentido de facilitar a sua implementação futura; identificar e caracterizar programas de intervenção baseados no Mindfulness que atuem no trauma e luto. Foram realizadas duas revisões de literatura, uma de programas de gestão de stress com avaliação de eficácia, aplicados em professores, e outra de programas de Mindfulness aplicados em contexto de trauma e/ou luto. As pesquisas foram realizadas entre março de 2018 e abril de 2019, na EBSCO Discovery, EBSCOhost e Scopus. Foram identificados 28 estudos para o tema dos professores e 30 para o tema do trauma/luto. A maioria dos programas identificados reportou melhorias nos sintomas de stress, e de trauma/luto, bem como no bem-estar em geral e na autorregulação emocional. É importante que a Psicologia sensibilize para a gestão do stress e do trauma/luto e promova a aplicação de programas cientificamente avaliados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleAplicabilidade de programas de mindfulness: gestão de stress em professores e intervenção no trauma e luto
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202262464
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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