Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/120684
Autor(es): Guilherme Campos Soares
Título: Pensar a arquitectura com as imagens. Por um método de projetar
Data de publicação: 2018-11-08
Resumo: There are countless images that make up the context of each one, images shared at a time when technology contributes to its multiplication and manipulation, to its democratization. The increasing speed and accessibility, inherent in the context of images, create in the observer/user the need to filter them, to look at them from a critical point of view. This positioning has its starting point in the recognition of the image as an object of potential knowledge, which both eludes and clarifies. Knowing that the architecture is built from references, nowadays carried through the images, the present dissertation focuses on recognising the operative role of this "tool" in the design methodology. Thus, it is proposed to understand how the collections of images are constructed, the atlas of references found in the "beginning", behind the mental process which origins the buildings we know from the streets and the books. From a careful look at the images of six architects (which collect and work), we intend to understand how the imaginary museums, of those who project, materialize and find their place in the offices. This study had the privilege of getting to know four architectural offices in Porto, to r testimony of the various perspectives and methodologies that precede the project. In summary, the present essay emerges out of an uneasiness transformed into the will to realize how the images influence the act of doing architecture and how one can, in fact, Think Architecture with the images.
Descrição: São inúmeras as imagens que conformam o contexto de cada pessoa, imagens partilhadas num tempo em que a tecnologia contribui para a sua multiplicação e manipulação, para a sua democratização. A crescente rapidez e acessibilidade, inerentes ao domínio das imagens, criam no observador/utilizador a necessidade de as conseguir filtrar, de as olhar sob um ponto de vista crítico. Esta tomada de posição tem como ponto de partida o reconhecimento da imagem como objeto de conhecimento em potência, que tanto ilude como esclarece. Sabendo que a arquitetura é construída a partir de referências, hoje transportadas através das imagens, a presente dissertação centra-se em reconhecer o papel operativo desta "ferramenta" na metodologia projetual. Propõe-se, assim, perceber como se constroem as coleções de imagens, os atlas de referências que se encontram nos "inícios", nos bastidores do processo mental que dá origem às obras que conhecemos das ruas e dos livros. A partir de um olhar focado nas imagens de seis arquitetos (que colecionam e com que trabalham), pretende-se entender de que forma os museus imaginários de quem projeta se materializam e encontram o seu lugar nos escritórios. Este estudo contou com o privilégio de poder entrar em quatro escritórios de arquitetura do Porto, para receber o testemunho de várias perspetivas e metodologias antecedentes ao projeto. Em resumo, a presente dissertação surge de uma inquietação transformada na vontade de reconhecer o modo como as imagens influenciam o ato de fazer arquitetura e como se pode, de facto, Pensar a Arquitetura com as imagens.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 202377172
URI: https://hdl.handle.net/10216/120684
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FAUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
337725.pdfPensar a arquitectura com as imagens. Por um método de projetar213.21 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.