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https://hdl.handle.net/10216/119556
Author(s): | Cecília Silva Tamara Bicalho João Filipe Teixeira Ana Cláudia Proença |
Title: | O Potencial Ciclável em Cidades Principiantes |
Issue Date: | 2018 |
Description: | Apesar do crescente reconhecimento do potencial ciclável para uma mobilidade urbana mais sustentável, existe ainda o debate em muitas cidades principiantes para encontrar a abordagem mais adequada para atingir o compromisso politico e social para uma verdadeira mudança modal. Neste artigo, exploramos a operacionalização do conceito de potencial ciclável, com o objetivo de o representar espacialmente e fornecer este conhecimento detalhado às autoridades locais. A partir deste método, exploramos dois municípios, Porto e Matosinhos, em que Porto apresenta um maior potencial devido à sua maior densidade populacional, que melhora a eficiência das políticas, como infraestrutura, ao cobrir uma maior percentagem da população, enquanto que o menor potencial de Matosinhos resulta da sua assimetria geográfica da distribuição populacional. O potencial ciclável de ambos pode ser melhorado com a implementação de infraestrutura em áreas onde haja uma maior concentração de população com maior propensão para andar de bicicleta, numa abordagem bairro a bairro. |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/119556 |
Source: | 8º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2018) |
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Document Type: | Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional |
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