Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/119080
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria de Lurdes Gomes Neves | |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T17:51:20Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T17:51:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2019-02-26 | |
dc.identifier.other | sigarra:315986 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/119080 | - |
dc.description | Esta investigação centra-se no estudo da liderança do diretor (de escola ou de agrupamento de escolas) e respetivo impacto na motivação no trabalho e no comprometimento dos professores, no âmbito do contexto educativo público português. Delimitaram-se três grandes objetivos de investigação: (i) identificar o tipo de liderança (transformacional, ética e moral) predominante nessas instituições de ensino, as competências necessárias no perfil de liderança, assim como as estratégias e práticas de promoção da motivação aí desenvolvidas e implementadas; (ii) analisar as relações entre os constructos de liderança ética, a motivação no trabalho e o comprometimento organizacional dos professores; (iii) adaptar e validar instrumentos de medida, passíveis de operacionalizar e medir os constructos da liderança transformacional, ética e moral, da motivação no trabalho e do comprometimento organizacional para o contexto educativo português. Em termos metodológicos, enveredou-se por uma perspetiva de investigação mista, com um desenho de investigação não experimental e de natureza transversal. A recolha de dados foi realizada através do método do inquérito, com recurso às técnicas do questionário de autorrelato e da entrevista semiestruturada. Os procedimentos aplicados permitiram evidenciar qualidades psicométricas adequadas dos instrumentos de medida adaptados e validados, bem como concluir por um grau aceitável de confiança na sua aplicação. Concluiu-se que o Questionário de Liderança Ética foi o que apresentou melhores indicadores de medida. Atendendo aos resultados obtidos, constatou-se que a liderança dos diretores de escola oscila entre os tipos transacional e transformacional enquanto predominantes. Verificou-se que as práticas promotoras da motivação desenvolvidas fomentam mais frequentemente a motivação de natureza extrínseca, mais concretamente da regulação introjetada e identificada, em detrimento da motivação intrínseca. Quanto à análise da relação entre a liderança ética, o comprometimento organizacional e a motivação no trabalho, foi possível verificar que a liderança ética é detentora de efeitos positivos e de uma relação positiva com a motivação intrínseca e com o comprometimento. Apurou-se ainda que o comprometimento apresenta um efeito mediador na relação entre a liderança ética e a motivação intrínseca. Finalmente, considera-se a pertinência e a relevância deste estudo na redefinição e na avaliação das práticas de liderança do diretor e na melhoria dos processos de tomada de decisão no contexto educativo português. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Psicologia | |
dc.subject | Psychology | |
dc.title | A liderança em contexto educativo em Portugal: estudo sobre as suas variantes e impacto nos professores | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 101401485 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Psicologia | |
dc.subject.fos | Social sciences::Psychology | |
thesis.degree.discipline | Programa Doutoral em Psicologia | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 2 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Tese |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
315986.pdf | A liderança em contexto educativo em Portugal: estudo sobre as suas variantes e impacto nos professores | 2.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.