Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/119080
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dc.creatorMaria de Lurdes Gomes Neves
dc.date.accessioned2022-09-08T17:51:20Z-
dc.date.available2022-09-08T17:51:20Z-
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2019-02-26
dc.identifier.othersigarra:315986
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/119080-
dc.descriptionEsta investigação centra-se no estudo da liderança do diretor (de escola ou de agrupamento de escolas) e respetivo impacto na motivação no trabalho e no comprometimento dos professores, no âmbito do contexto educativo público português. Delimitaram-se três grandes objetivos de investigação: (i) identificar o tipo de liderança (transformacional, ética e moral) predominante nessas instituições de ensino, as competências necessárias no perfil de liderança, assim como as estratégias e práticas de promoção da motivação aí desenvolvidas e implementadas; (ii) analisar as relações entre os constructos de liderança ética, a motivação no trabalho e o comprometimento organizacional dos professores; (iii) adaptar e validar instrumentos de medida, passíveis de operacionalizar e medir os constructos da liderança transformacional, ética e moral, da motivação no trabalho e do comprometimento organizacional para o contexto educativo português. Em termos metodológicos, enveredou-se por uma perspetiva de investigação mista, com um desenho de investigação não experimental e de natureza transversal. A recolha de dados foi realizada através do método do inquérito, com recurso às técnicas do questionário de autorrelato e da entrevista semiestruturada. Os procedimentos aplicados permitiram evidenciar qualidades psicométricas adequadas dos instrumentos de medida adaptados e validados, bem como concluir por um grau aceitável de confiança na sua aplicação. Concluiu-se que o Questionário de Liderança Ética foi o que apresentou melhores indicadores de medida. Atendendo aos resultados obtidos, constatou-se que a liderança dos diretores de escola oscila entre os tipos transacional e transformacional enquanto predominantes. Verificou-se que as práticas promotoras da motivação desenvolvidas fomentam mais frequentemente a motivação de natureza extrínseca, mais concretamente da regulação introjetada e identificada, em detrimento da motivação intrínseca. Quanto à análise da relação entre a liderança ética, o comprometimento organizacional e a motivação no trabalho, foi possível verificar que a liderança ética é detentora de efeitos positivos e de uma relação positiva com a motivação intrínseca e com o comprometimento. Apurou-se ainda que o comprometimento apresenta um efeito mediador na relação entre a liderança ética e a motivação intrínseca. Finalmente, considera-se a pertinência e a relevância deste estudo na redefinição e na avaliação das práticas de liderança do diretor e na melhoria dos processos de tomada de decisão no contexto educativo português.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleA liderança em contexto educativo em Portugal: estudo sobre as suas variantes e impacto nos professores
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101401485
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
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