Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/118589
Autor(es): Ferreira, Alexandra Sofia Meireles
Silva, Maria de Fátima Henriques da
Título: O relato de discurso como estratégia de desenvolvimento da competência oral no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira
Data de publicação: 2018
Resumo: This paper focuses on the usefulness of reported speech as a strategy to develop the oral competence of learners of Portuguese as a Foreign Language (PLE). It describes an action research work done with a C level class of PLE into the Master of Portuguese as Second Language/Foreigner Language of the Faculty of Arts - University of Porto. The teaching and learning process of spontaneous oral speech report mostly collected from daily interactions revealed that it is essential to decode paralinguistic and extralinguistic aspects that go far beyond the linguistic-discursive level. Apart from the study of the language, the study showed that is essential to know and understand the cultural aspects involving the speech production as a whole. We start by describing that linguistic-discursive phenomenon and by presenting the action research project, detailing some reported speech didactic proposals based on authentic documents, designed using a methodological communicative approach. The results show that the implementation of this type of approach is effective in developing learners' oral competence.
Descrição: Este artigo centra-se na abordagem do relato de discurso enquanto estratégia de desenvolvimento da competência oral de aprendentes de Português Língua Estrangeira (PLE), tendo por base o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico numa turma de nível de avançado, no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O ensino-aprendizagem do relato de discurso oral espontâneo, proveniente, maioritariamente, das interações quotidianas, prevê uma análise que vai para além do plano linguístico e discursivo, o que torna essencial descodificar aspetos para-linguísticos e extralinguísticos que envolvem igualmente competências sociolinguísticas e pragmáticas. Partindo da descrição deste fenómeno linguístico-discursivo, apresentamos o projeto desenvolvido, pormenorizando algumas propostas de operacionalização didática do relato de discurso a partir de documentos autênticos, com base numa abordagem metodológica comunicativa. Os resultados da implementação do plano de intervenção pedagógico-didática realizado mostram que este tipo de abordagem é eficaz no desenvolvimento da competência oral dos aprendentes.
Assunto: Ciências da linguagem
language sciences
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118589
Tipo de Documento: Artigo em Revista Científica Internacional
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FLUP - Artigo em Revista Científica Internacional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
310263.pdf718.45 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.