Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/117275
Autor(es): Joana Filipa Leite Gil
Título: A comercialização no desporto: gestão orientada para a promoção do clube: Relatório de estágio profissionalizante na Área Comercial e Relações Públicas do Boavista Futebol Clube
Data de publicação: 2018-11-23
Resumo: The following report details the professional internship held in the Commercial Area and Public Relations of Boavista Futebol Clube, more specifically, in the Commercial Department.The primary purpose of the internship was the acquisition and development of fundamental skills in performing as a sports manager, as well as for the knowledge and awareness of the circumstances that a football organization sizing such as Boavista Futebol Clube, first division team, entails.With respect to the practical duties, all the internship activities met the department's agenda that overall was based on Boavista FC promotion, through the launching of products/services and campaigns, boosting the club exposure and reliance, thus leading to an increase in sales and client satisfaction.The performed activities and tasks were framed into two key areas: administrative and marketing, with the latter being comprised by the communications and products/services field.Marketing was present, in several aspects, in the planning and development process of the department's projects. In this department, communication proved to be key to overcoming the challenges that have emerged. On the other hand, aspects such as the shortage of human and financial resources hindered the development of the department. Nevertheless, the proposed goals have been fulfilled, awaiting a future of changes.The report is structured as follows: 5 parts pertaining to 5 chapters. In the first chapter, a professional practice context is done. The second addresses all the relevant topics for the practical work, via a conceptual framework. The third chapter discusses the activities developed in the internship. In the forth, a critical analysis of the internship is considered. And lastly, the fifth chapter refers to the bibliographic references.
Descrição: O presente relatório diz respeito ao Estágio Profissionalizante elaborado na Área Comercial e Relações Públicas do Boavista Futebol Clube, mais concretamente no Departamento Comercial.O principal objetivo deste estágio passou pela aquisição e desenvolvimento de competências fundamentais para o desempenho do papel de gestor desportivo, bem como, a compreensão e consciencialização da realidade de uma organização de futebol com as dimensões do Boavista Futebol Clube, clube de primeira divisão.No trabalho prático, as atividades desenvolvidas no estágio iam de encontro aos objetivos do departamento que, em suma, se baseavam na promoção do Boavista FC, através do lançamento de produtos/serviços e campanhas, aumentando a visibilidade e confiança no Clube, com vista o aumento das vendas e satisfação das expetativas do cliente.As atividades e tarefas realizadas foram enquadradas em duas áreas essenciais, a área administrativa e a área de promoção, sendo a última composta pelo campo da comunicação e o campo dos produtos/serviços.O marketing esteve presente, nas nas suas diversas vertentes, nas ações de planeamento e desenvolvimento de projetos do departamento. Neste campo, a comunicação revelou-se fundamental para a superação dos desafios que foram surgindo. Por outro lado, fatores como a escassez de recursos humanos e financeiros oprimiram o desenvolvimento do departamento. Apesar disso, os objetivos propostos foram cumpridos, esperando um futuro de mudanças.Este relatório foi estruturado em 5 partes, correspondentes a 5 capítulos. No primeiro capítulo é efetuada um enquadramento da prática profissional. No segundo abordam-se, no enquadramento conceptual, as temáticas relevantes para o trabalho prático. No terceiro diz respeito às atividades desenvolvidas no estágio profissionalizante. Já no quarto capítulo elabora-se uma reflexão crítica do estágio. O quinto capítulo diz respeito às referências bibliográficas.
Assunto: Outras ciências sociais
Other social sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Outras ciências sociais
Social sciences::Other social sciences
Identificador TID: 202041972
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/117275
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
301703.pdfA comercialização no desporto: gestão orientada para a promoção do clube: Relatório de estágio profissionalizante na Área Comercial e Relações Públicas do Boavista Futebol Clube4.82 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.