Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/117148
Autor(es): Mélissa Fernandes Almeida
Título: Continuidade e Transformação. Projecto de reabilitação do edifício do antigo Orfeão de Viseu
Data de publicação: 2018-11-07
Resumo: The concern for the preservation of building heritage is a secular issue. From an early age, Man looked to safeguard testimonies of the past that served him as a memory of an obsolete time. At a time when there is growing commercialization of culture in urban centers, there has been a tendency to transform existing buildings in historic centers into objects devoid of their identity. Fachadism as well as the inclusion of programs that collide with the own identity of the site are only two of the several attacks that have plagued the present historical centers. The present dissertation tries to oppose this tendency with the project of rehabilitation of "edifício do antigo Orfeão de Viseu" and its reconversion in a dance school. The building, dating from the end of the 19th century, is located in the historic center of Viseu, with clear signs of abandonment. The dance school emerged as an inclusive program that fit the structure of the old building while at the same time would contribute to the local dynamism. The investigation focused on five topics: Theoretical context; Site; Building; Program; Proposition. After introducing the problem raised initially and in an incessant search to maintain the identity of the building, the idea of rehabilitation embraced specially the three intermediate topics, considering them as constraints of any intervention in the Heritage. In addition to an exhaustive study, the visits and survey drawings proved to be indispensable work tools for the realization of this project. As it is essentially a practical exercise, the proposition has also been derived from personal convictions and influences, which are naturally included in the process. This exam was intended not only to present the evolutionary process of the designed proposition but also to approach the condition of the site and the choice of the program as valuable purposes in the rehabilitation project, as well as a thorough knowledge about the building to be preserved.
Descrição: A preocupação pela preservação do património construído é uma questão secular. Desde cedo, o Homem procurou salvaguardar testemunhos do passado que lhe servissem como memória de um tempo obsoleto. Numa altura em que se assiste à crescente mercantilização da cultura nos núcleos urbanos, tem-se verificado uma tendência de transformação de edifícios existentes nos centros históricos em objectos desprovidos da sua identidade. O fachadismo assim como a inclusão de programas discordantes com a própria identidade do lugar são apenas dois dos vários atentados que têm assolado os centros históricos actuais. A presente Dissertação procura opor-se a esta tendência com o projecto de reabilitação do edifício do antigo Orfeão de Viseu e a sua reconversão em escola de dança. O edifício, de finais do século XIX, insere-se em pleno centro histórico viseense, apresentando claros sinais de abandono. A escola de dança surgiu como um programa de carácter inclusivo que se adequava à estrutura do edifício antigo ao mesmo tempo que podia contribuir para a dinamização local. A investigação incidiu em cinco temas: Contexto teórico; Lugar; Edifício; Programa; Proposta. Após introduzir a problemática levantada e numa procura incessante em manter a identidade do edifício, a ideia de reabilitação tomada atenta especialmente aos três temas intermédios, considerando-os condicionantes de qualquer intervenção no património. Para além de um estudo exaustivo, as visitas e os desenhos de levantamento revelaram-se ferramentas de trabalho indispensáveis à realização deste projecto. Tratando-se essencialmente de um exercício prático, a proposta resultou também de convicções e influências pessoais pelo que estão naturalmente incluídas no processo. Esta prova pretendeu não só apresentar o processo evolutivo da proposta desenhada mas também abordar a condição do lugar e a escolha do programa como propósitos valorosos no projecto de reabilitação, para além do conhecimento aprofundado sobre o edifício a preservar.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 202378594
URI: https://hdl.handle.net/10216/117148
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
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