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https://hdl.handle.net/10216/117090
Autor(es): | Ana Teresa Marinho Teixeira Monteiro |
Título: | A transmissão e retenção de conhecimento entre colaboradores seniores e juniores: estudo de caso no atendimento ao público de uma empresa na área do comércio |
Data de publicação: | 2018-11-22 |
Descrição: | Ao longo dos últimos anos tem-se vindo a observar algumas alterações na forma de pensar a permanência dos colaboradores nas organizações. Estas alterações devem-se, nomeadamente à alteração da estrutura demográfica dos países, com um aumento significativo da população com mais de 55 anos. Revela-se, assim, importante dedicar uma atenção particular ao momento de passagem para a reforma, pois algumas empresas apercebem-se da necessidade de retenção no seio da organização do conhecimento dos colaboradores mais seniores. Esta tomada de consciência, que começa a ser crítica para muitas empresas, foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste trabalho. Pretendíamos compreender como começa a ser gerido pelas organizações esta transmissão de conhecimentos entre trabalhadores seniores e os trabalhadores mais juniores. Nesta lógica procuramos uma empresa do sector comercial em que este fenómeno começasse a ser pressentido pela diversidade de gerações que acolhia. Assim, o presente estudo procura descrever e explorar a transmissão e retenção de conhecimento entre colaboradores seniores e juniores, em funções de atendimento ao público, focando na forma como a experiência adquirida e as competências desenvolvidas anteriormente são mobilizadas na relação entre o vendedor e o cliente, tendo em vista a quantidade e qualidade de produção (concretizar processos de vendas) e a preservação da saúde dos trabalhadores. Partiu-se de uma abordagem qualitativa, com recurso ao design de estudo de caso, tendo sido realizadas observações e entrevistas semiestruturadas a dois colaboradores juniores e dois seniores, procurando ainda a perspetiva dos responsáveis pela gestão de pessoas da empresa. Os resultados apresentam diferentes tipos de conhecimento mobilizados na ação (metaconhecimento, de processo, episódico e da comunidade coletiva) e diferentes estratégias de transmissão (observação, baseado na prática e verbalização), reconhecendo-se o importante papel dos colaboradores seniores enquanto tutores e o papel do coletivo ao potenciar um ambiente de partilha e suporte. Por outro lado, foram identificadas as atitudes de persuasão associadas ao comportamento de venda (ELM e a forma como a mensagem é transmitida) e as estratégias encontradas por estes colaboradores na promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento de competências, para fazerem face aos constrangimentos encontradas na atividade do trabalho (cognitivos, emocionais e físicos). |
Assunto: | Psicologia Psychology |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
Identificador TID: | 202152596 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/117090 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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